Publicidade

 






 
13/12/2001

A China deverá criar 8 milhões de empregos em 2002




PEQUIM, 13 dez (AFP) - A China deverá criar 8 milhões de empregos ano que vem, para frear o índice de desemprego urbano, que está abaixo da barreira dos 4,5%, segundo um alto responsável citado esta quinta-feira pela imprensa local.

O ministro do Trabalho e da Previdência, Zhang Zuoji, citado pelo jornal de língua inglesa "China Daily", advertiu da possibilidade de degradação do mercado de trabalho chinês em 2002. Ele estimou que o país terá que "duplicar seus esforços" para criar os milhões de empregos em meio a um quadro de desaceleração econômica internacional e de fechamento de empresas públicas chinesas deficitárias ou pouco rentáveis.

Há três anos, a China se lançou em uma ambiciosa política de reforma do setor público, que se traduziu em dezenas de milhões de demissões. Mas a situação corre o risco de se agravar após a entrada do país na Organização Mundial do Comércio (OMC), que poderia provocar novas ondas de demissões nos setores pouco preparados para enfrentar a competição externa.

Enquanto o índice oficial de desemprego urbano sequer chegou a 3,1% ano passado e em 2001 será de 4%, segundo informações recentes do principal responsável pelo planejamento econômico chinês, Zeng Peiyan, o ministro do Trabalho e da Previdência citou pela primeira vez uma taxa de 4,5% para o ano que vem.


Veja índice de notícias

Mande esta notícia por email
23/03/2004
21h59
Funcionários do INSS fazem greve por 48 horas
21h51
EUA podem voltar à Organização Internacional do Café, diz Powell
21h38
Vasp acusa Varig, TAM e Gol de prejudicar setor aéreo com os "corujões"
21h34
Para TAM, associação com Varig pode evitar crise
21h31
Governo dos EUA pede à zona do euro que tente acelerar crescimento
20h39
Montadoras negociam com governo redução de PIS/Cofins
20h33
Euro avança lentamente em meio a preocupações internacionais (US$ 1,2338)
20h13
Paralisação e filas continuam no 5º dia de protestos no porto de Paranaguá
20h09
Ministérios vão trabalhar juntos em projetos de energia
20h06
Acordo deverá agilizar licenciamento ambiental para obras do setor elétrico


Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 2000 Agence France-Presse. Todas as informações reproduzidas são protegidas por direitos de propriedade intelectual detidos pela AFP. Por conseguinte, nenhuma destas informações pode ser reproduzida, modificada, armazenada, redifundida, traduzida, explorada comercialmente ou reutilizada sem o consentimento prévio por escrito da AFP.