Nintendo 64 chega ao Brasil dia 29
Otávio Dias de Oliveira/Folha Imagem
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Tela do game "Pilot Wings 64"
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OTAVIO DIAS DE OLIVEIRA
free-lance para a Folhinha
Dia 29 de setembro marca o
lançamento no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa do
primeiro videogame de 64
bits do mundo. As empresas
com consoles concorrentes
diminuíram os preços de seus
produtos nos Estados Unidos.
O Saturno, da Sega, e o
Playstation, da Sony, estão
custando 199 dólares. O
Playstation custava 299 dólares e o Saturno, 350 dólares.
O Nintendo 64 vem com entrada para quatro controles,
dispensando a compra de
acessórios caros como o
``Multiplayer''.
Os games vêm em cartuchos, como os do Mega Drive
e Super NES. Ou seja, nada de
esperar para carregar os jogos, como acontece nos consoles que usam disco. Preço
norte-americano: R$ 199,00.
Controle revolucionário
O controle do Nintendo 64
vem com um botão parecido
com os dos arcades.
Permite movimentos de 360
graus, ideal para o que parece
ser a tendência do console:
jogos com ação tridimensional (imagens com altura, largura e profundidade).
O que significa ter 64 bits
O bit é um sinal que manda
o computador mostrar na tela letras, imagens e sons. O
computador só entende a linguagem dos bits. Os sons,
imagens e letras de seu game
são formados por muitos
bits.
Um conjunto de oito bits é
igual a um byte. Para escrever
uma letra do alfabeto, o computador precisa de um byte.
O novo computador Nintendo consegue interpretar
64 bits de uma vez só. Por isso
é mais rápido do que o Playstation e o Saturno, que interpretam 32 bits por vez.
Os primeiros microcomputadores conseguiam interpretar quatro bits de cada vez.
Por isso eram muito lentos.
Novo Mário tem
ação em 360 graus
O jogo ``Mário 64'' é o principal lançamento de estréia
do Nintendo 64.
Quem já jogou algum game
da série ``Mário Bros.'', desenhado pelo gênio japonês
Shigeru Miyamoto para o Super NES, vai ficar de queixo
caído com a nova versão.
Esqueça os gráficos simplezinhos e o antigo movimento
em linha reta na tela.
Seguindo o mesmo princípio dos jogos do Mário, o encanador bigodudo agora tem
visão e ação em 360 graus e
anda pelos cenários para
qualquer lado. A velocidade
dele é muito maior.
Em cada fase há uma nova
forma de jogar. Você resolve
mistérios em forma de quebra-cabeças, enfrenta inimigos na pancada ou controla o
velho Mário em descidas por
rampas.
É claro, ficou mais difícil,
porém mais divertido, fazer o
personagem nadar, correr,
saltar, dar soco, chutar, subir
em árvores ou usar seu golpe
especial -``hip attack''-
apertando duas vezes o B.
Difícil mesmo é descobrir o
que é melhor: o jogo ou o
console.
Mário fala pela primeira vez
Otávio Dias de Oliveira/Folha Imagem
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O visual debaixo d'água é um dos mais bonitos do jogo
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da Redação
Para muitas crianças, o personagem Mário é mais conhecido do que Mickey Mouse. Quem afirma é a Nintendo
norte-americana, que já vendeu 124 milhões de cópias
desse game.
Por que não construir uma
Nintendolândia, como o parque da Disney? Eles nem pensam nisso. Dizem que só entendem de fazer videogame.
Agora, quem viu o desenho
animado do Mário tem o direito de pensar diferente. Se
for sucesso e der dinheiro, a
Nintendo faz o Marioworld.
Mestres no assunto
A Nintendo tem uma equipe de produção parecida com
aquelas dos filmes.
Cada jogo tem um diretor
responsável, vários animadores e escritores que bolam roteiros. Juntos, eles conseguiram um grande feito no
``Mário 64''. Pela primeira
vez, Mário vai falar.
Segundo a Nintendo, os videogames produzidos daqui
para a frente vão ter gráficos
cada vez mais detalhados.
Além disso, eles prevêem
que as novas histórias vão ser
mais interessantes. O carinha
que só sabia correr para salvar a noiva das garras do gorila, esse já era.
(FR)
Controle tem 12 botões
O controle do Nintendo 64
tem forma de garfo, com três
manoplas para segurar.
A Sega já desenvolveu um
controle com o mesmo botão
giratório -usado como direcional. Com ele você gira para
todos os lados com a ajuda de
um pino vertical.
Além do botão direcional
para luta e corrida, o controle
do N64 tem dois botões na
parte de cima e três no painel
da frente: A, B e Start.
À direita ficam mais quatro
botões para rotacionar e trocar as visões de jogo. Atrás há
mais um botão e um encaixe
para cartão de memória, para
salvar seus jogos.
Console aumenta
efeitos do ``Pilot 64''
``Pilot Wings 64'' é outro
jogo alucinante entre os primeiros lançamentos do Nintendo 64. Foi também desenhado por Miyamoto.
A trilha sonora e o som estéreo são tão bacanas que você
vai querer escutar as músicas
mesmo sem jogar.
O game é uma adaptação do
``Pilot Wings'' que fez sucesso no Super NES, só que tem
gráficos muuuuito melhores.
Você escolhe seis personagens para executar manobras
com asa-delta, pára-quedas,
rocketbelt (cinto-foguete),
mini-helicóptero e outras.
O controle com o novo botão giratório faz diferença! Dá
a sensação de poder absoluto
sobre os aparelhos. Vai fazer
você não largar o jogo.
Outros títulos prometidos
para o Nintendo 64: ``Doom
64''; ``Killer Instinct''; ``Mortal Kombat Trilogy'' (que
reúne todos os lutadores dos
três ``MK''); ``Super Mario
Kart''; ``Zelda''; ``Fifa 96'' e
``Cruis'n USA''.
``Doom 64'' vai ser o único
``Doom'' em que as paredes
não ficam quadriculadas
quando você chega perto. Demais!
(ODO)
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