Índice


Nintendo 64 chega ao Brasil dia 29

Otávio Dias de Oliveira/Folha Imagem
Tela do game "Pilot Wings 64"


OTAVIO DIAS DE OLIVEIRA
free-lance para a Folhinha

Dia 29 de setembro marca o lançamento no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa do primeiro videogame de 64 bits do mundo. As empresas com consoles concorrentes diminuíram os preços de seus produtos nos Estados Unidos.
O Saturno, da Sega, e o Playstation, da Sony, estão custando 199 dólares. O Playstation custava 299 dólares e o Saturno, 350 dólares.
O Nintendo 64 vem com entrada para quatro controles, dispensando a compra de acessórios caros como o ``Multiplayer''.
Os games vêm em cartuchos, como os do Mega Drive e Super NES. Ou seja, nada de esperar para carregar os jogos, como acontece nos consoles que usam disco. Preço norte-americano: R$ 199,00.
Controle revolucionário
O controle do Nintendo 64 vem com um botão parecido com os dos arcades.
Permite movimentos de 360 graus, ideal para o que parece ser a tendência do console: jogos com ação tridimensional (imagens com altura, largura e profundidade).

O que significa ter 64 bits
O bit é um sinal que manda o computador mostrar na tela letras, imagens e sons. O computador só entende a linguagem dos bits. Os sons, imagens e letras de seu game são formados por muitos bits.
Um conjunto de oito bits é igual a um byte. Para escrever uma letra do alfabeto, o computador precisa de um byte.
O novo computador Nintendo consegue interpretar 64 bits de uma vez só. Por isso é mais rápido do que o Playstation e o Saturno, que interpretam 32 bits por vez.
Os primeiros microcomputadores conseguiam interpretar quatro bits de cada vez. Por isso eram muito lentos.

Novo Mário tem ação em 360 graus
O jogo ``Mário 64'' é o principal lançamento de estréia do Nintendo 64.
Quem já jogou algum game da série ``Mário Bros.'', desenhado pelo gênio japonês Shigeru Miyamoto para o Super NES, vai ficar de queixo caído com a nova versão.
Esqueça os gráficos simplezinhos e o antigo movimento em linha reta na tela.
Seguindo o mesmo princípio dos jogos do Mário, o encanador bigodudo agora tem visão e ação em 360 graus e anda pelos cenários para qualquer lado. A velocidade dele é muito maior.
Em cada fase há uma nova forma de jogar. Você resolve mistérios em forma de quebra-cabeças, enfrenta inimigos na pancada ou controla o velho Mário em descidas por rampas.
É claro, ficou mais difícil, porém mais divertido, fazer o personagem nadar, correr, saltar, dar soco, chutar, subir em árvores ou usar seu golpe especial -``hip attack''- apertando duas vezes o B.
Difícil mesmo é descobrir o que é melhor: o jogo ou o console.


Mário fala pela primeira vez

Otávio Dias de Oliveira/Folha Imagem
O visual debaixo d'água é um dos mais bonitos do jogo


da Redação

Para muitas crianças, o personagem Mário é mais conhecido do que Mickey Mouse. Quem afirma é a Nintendo norte-americana, que já vendeu 124 milhões de cópias desse game.
Por que não construir uma Nintendolândia, como o parque da Disney? Eles nem pensam nisso. Dizem que só entendem de fazer videogame.
Agora, quem viu o desenho animado do Mário tem o direito de pensar diferente. Se for sucesso e der dinheiro, a Nintendo faz o Marioworld.
Mestres no assunto
A Nintendo tem uma equipe de produção parecida com aquelas dos filmes.
Cada jogo tem um diretor responsável, vários animadores e escritores que bolam roteiros. Juntos, eles conseguiram um grande feito no ``Mário 64''. Pela primeira vez, Mário vai falar.
Segundo a Nintendo, os videogames produzidos daqui para a frente vão ter gráficos cada vez mais detalhados.
Além disso, eles prevêem que as novas histórias vão ser mais interessantes. O carinha que só sabia correr para salvar a noiva das garras do gorila, esse já era. (FR)

Controle tem 12 botões
O controle do Nintendo 64 tem forma de garfo, com três manoplas para segurar.
A Sega já desenvolveu um controle com o mesmo botão giratório -usado como direcional. Com ele você gira para todos os lados com a ajuda de um pino vertical.
Além do botão direcional para luta e corrida, o controle do N64 tem dois botões na parte de cima e três no painel da frente: A, B e Start.
À direita ficam mais quatro botões para rotacionar e trocar as visões de jogo. Atrás há mais um botão e um encaixe para cartão de memória, para salvar seus jogos.

Console aumenta efeitos do ``Pilot 64''
``Pilot Wings 64'' é outro jogo alucinante entre os primeiros lançamentos do Nintendo 64. Foi também desenhado por Miyamoto.
A trilha sonora e o som estéreo são tão bacanas que você vai querer escutar as músicas mesmo sem jogar.
O game é uma adaptação do ``Pilot Wings'' que fez sucesso no Super NES, só que tem gráficos muuuuito melhores.
Você escolhe seis personagens para executar manobras com asa-delta, pára-quedas, rocketbelt (cinto-foguete), mini-helicóptero e outras.
O controle com o novo botão giratório faz diferença! Dá a sensação de poder absoluto sobre os aparelhos. Vai fazer você não largar o jogo.
Outros títulos prometidos para o Nintendo 64: ``Doom 64''; ``Killer Instinct''; ``Mortal Kombat Trilogy'' (que reúne todos os lutadores dos três ``MK''); ``Super Mario Kart''; ``Zelda''; ``Fifa 96'' e ``Cruis'n USA''.
``Doom 64'' vai ser o único ``Doom'' em que as paredes não ficam quadriculadas quando você chega perto. Demais! (ODO)

Fale com a Folhinha: folha@uol.com.br