Índice


Mandioca e abacaxi são daqui

Reprodução/ Folha Imagem
O ipê-amarelo, que floresce em setembro, é a árvore-símbolo do Brasil


da Redação

A planta preferida dos indígenas brasileiros sempre foi a mandioca. Ela cresce rapidamente, não precisa de solo fértil e pode ser preparada de diversas maneiras (farinha, tapioca, beiju etc.).
A mandioca é a planta brasileira que faz sucesso há mais tempo no exterior. Os africanos comem mandioca como nós comemos arroz e feijão. Os norte-americanos também adoram o doce feito com essa raiz, conhecido lá como ``tapioca pudding''.
Outra planta famosa de origem brasileira é o abacaxi, que virou planta-símbolo do Havaí, no oceano Pacífico.
A seringueira, usada para fazer borracha natural, também viajou daqui para a Àsia, fazendo o caminho inverso do arroz. O amendoim, a goiaba e o caju também são nativos do Brasil.
A flora brasileira é muito rica em bromélias (plantas parentes do abacaxi) e flores raras, como as orquídeas.
Quando o rei português d. João 6º esteve no Rio de Janeiro, os jardins botânicos da Europa receberam vários exemplares de bromélias e orquídeas, despertando interesse por seu estudo. (FABRIZIO RIGOUT)


A Amazônia que cura doenças

da Redação

Hoje, cientistas estrangeiros estão interessados nas ervas medicinais brasileiras, usadas para fazer remédios.
Acredita-se que a cura para muitas doenças esteja em plantas da Amazônia que ainda não foram estudadas.
Essas plantas especiais chamam-se endêmicas, pois só são encontradas em uma pequena região.
A Amazônia possui centenas de espécies endêmicas, muitas delas desconhecidas. Por isso se diz que sua biodiversidade (número de formas de vida diferentes) é grande.
Opostas às espécies endêmicas são as plantas cosmopolitas, que nascem espontaneamente em vários lugares do mundo. O algodão é uma delas -há variedades de algodão em três continentes.


Dicas

Floresta virgem no Paraná

Agora que você conhece espécies exóticas, que tal ver de perto árvores nativas, como cedro, palmito e maçaranduba? Na reserva de salto Morato você passeia por trilhas na mata Atlântica. A atração é o salto Morato, cachoeira de 80 metros (tel. 041/978-2140).
A Ixion Geo promove passeios na reserva (tel. 041/332-1446).

Turismo com sua turma

A Biotrip faz passeios de um dia para as serras do Mar e Mantiqueira e outros de maior duração, como para o Pantanal e para as cavernas do vale do Ribeira.
Você se inscreve sozinho ou reúne uma turma de oito amigos e escolhe o roteiro (tel. 011/572-1029).

Livro sobre a mata Atlântica

Conheça como funciona o equilíbrio ecológico de uma floresta no livro ``Por Dentro da Mata Atlântica - Volume 2'', de Nilson Moulin (ed. Studio Nobel). O lançamento é dia 4 de março às 18h, na biblioteca Monteiro Lobato (r. General Jardim, 485, São Paulo).

Receitas para

4 estações No livro ``As Quatro Estações da Alimentação'' você conhece legumes, frutas e verduras de cada estação e aprende receitas que evitam o desperdício. O livro é distribuído através do correio pela Coordenadoria de Abastecimento do Estado de São Paulo (av. Miguel Estéfano, 3.900, São Paulo, SP, CEP 04301-903). Grátis.

Fale com a Folhinha: folhinha@uol.com.br