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Jogadores têm livre-escolha
Matuiti Mayezo/Folha Imagem
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Os amigos Renato de Oliveira, Renato Balsimelli, Leonardo, Helder, Jonathan e André Gatto jogam partida de RPG
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MARISTELA DO VALLE
free-lance para a Folhinha
Existem muitos livros de
RPG. Eles dão idéias de como
as aventuras podem ser vividas. Mas os livros não são
obrigatórios. Você pode inventar as aventuras.
A coleção mais antiga de livros de RPG é a ``Dungeons
and Dragons'' (foto acima).
Ela é ideal para quem é iniciante. A Abril Jovem tem três
volumes da coleção: ``Livro
do Jogador'' (R$ 50,00), ``Livro do Mestre'' (R$ 47,00) e
``Livro dos Monstros'' (R$
64,00).
A Abril Jovem também tem
um kit do ``Dungeons and
Dragons'' para iniciantes,
``First Quest'' (R$ 50,00).
Vem com livro de regras, fichas de personagens, dados
com até 20 faces e miniaturas.
``Karameikos'' (abaixo) é a
mais nova aventura lançada
pela Abril. O livro traz um CD
com duas aventuras.
Outra novidade é o ``Toon''
(à direita), da livraria Devir,
baseado em desenhos animados. Preço: R$ 28,60. A livraria Devir tem sessões de RPG
aos sábados, a partir das 10h
(rua Maracaí, 185, tel.
011/242-8200).
Outras lojas de RPG são a
Forbidden Planet (av. Ibirapuera, 2.473, tel.
011/240-3213) e a Auteni-R
(av. S.João Batista, 215, tel.
011/457-1760, S.Bernardo do
Campo).
No RPG não há vencedores
O RPG tem algumas regras,
mas nem todas precisam ser
seguidas. É por isso que Guilherme Pires, 11, gosta tanto
do jogo. ``Adoro jogar RPG,
porque a gente pode fazer o
que quiser'', conta. Ele prefere RPG a videogame. ``Videogame é muito parado.''
Jonathan de Carvalho, 12,
concorda com Guilherme.
``O videogame não muda, é
sempre a mesma coisa.''
Jonathan acha que o RPG é
parecido com a vida real,
porque o jogador é livre, não
precisa ficar preso às regras.
Jonathan joga todos os sábados na livraria Devir.
Outra vantagem do RPG é
que o jogo não tem vencedores. Se seu personagem morre, você volta ao jogo no corpo de outro herói.
Leia o que eles pensam
``Prefiro um jogo de RPG a
videogame porque, dependendo das características dele, é possível ter mais poderes.'' Leonardo de Andrade.
``A pessoa entra na aventura, pode fazer os gestos dos
personagens e não fica limitada a apertar botões.'' Jonathan de Carvalho.
``Gosto desse tipo de jogo
porque a gente pode se transformar em uma mulher ou
em um vampiro e sair da realidade para viver uma aventura.'' André Forte, 16.
``Gosto dos jogos mais detalhados. Você tem de interpretar melhor o personagem.
É como se eu estivesse no teatro.'' Helder Vaz, 15.
Onde brincar e comprar
Fabiano Accorsi/Folha Imagem
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Jonathan Carvalho e Guilherme Pires, na livraria Devir
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Leonardo é um guerreiro
medieval. Está à beira de um
abismo. Um monstro corre
na direção dele, para matá-lo.
O guerreiro está quase morrendo, tem apenas um ponto
de vida. Ele joga os dados e
tira o número máximo.
Que sorte! Isso significa que
ele conseguiu se desviar do
monstro, deixando-o cair no
abismo. Essa foi uma aventura de RPG vivida por Leonardo de Andrade, 12. Ele sempre joga com os amigos na
rua onde mora.
A sigla RPG significa ``Role
Playing Game'', ou ``Jogo de
Interpretação''. As pessoas
formam uma roda e definem
o tema da história.
Um dos participantes é o
mestre. Ele distribui as fichas
dos personagens, que vêm
com suas características e
instrumentos de batalha.
O mestre conta a situação
em que os personagens estão.
Eles podem estar em uma nave espacial, por exemplo.
O jogador age e bola saídas
para as encrencas em que se
mete. O mestre e os dados definem os acontecimentos que
não dependem do jogador.
Dicas para sair de encrencas
free-lance para a Folhinha
Se você for duelar com Billy
The Kid, no Velho Oeste,
com certeza vai morrer.
Para sair dessa, você pode
atirar de costas enquanto estiver dando os dez passos para um lado. Veja outras dicas
para sair de situações embaraçosas.
Brigas de bar
Se você for o mais fraco do
bar, só bata nos personagens
que estiverem de costas. Para
fugir, se esconda atrás de um
balcão, vá ao banheiro ou puxe o alarme de incêndio.
Ficção científica
Você está em uma nave e
descobre que ela vai explodir
antes de decolar.
Você pode avisar à cabine
de comando ou quebrar tudo, porque nave com defeito
não decola.
Buraco salva inimigo
Em desenho animado vale
tudo. Você tira um buraco do
bolso e joga na frente do inimigo, para que ele caia. Depois, o cara pode fechar o zíper do buraco e se salvar.
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