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Jogadores têm livre-escolha

Matuiti Mayezo/Folha Imagem
Os amigos Renato de Oliveira, Renato Balsimelli, Leonardo, Helder, Jonathan e André Gatto jogam partida de RPG


MARISTELA DO VALLE
free-lance para a Folhinha

Existem muitos livros de RPG. Eles dão idéias de como as aventuras podem ser vividas. Mas os livros não são obrigatórios. Você pode inventar as aventuras.
A coleção mais antiga de livros de RPG é a ``Dungeons and Dragons'' (foto acima). Ela é ideal para quem é iniciante. A Abril Jovem tem três volumes da coleção: ``Livro do Jogador'' (R$ 50,00), ``Livro do Mestre'' (R$ 47,00) e ``Livro dos Monstros'' (R$ 64,00).
A Abril Jovem também tem um kit do ``Dungeons and Dragons'' para iniciantes, ``First Quest'' (R$ 50,00). Vem com livro de regras, fichas de personagens, dados com até 20 faces e miniaturas.
``Karameikos'' (abaixo) é a mais nova aventura lançada pela Abril. O livro traz um CD com duas aventuras.
Outra novidade é o ``Toon'' (à direita), da livraria Devir, baseado em desenhos animados. Preço: R$ 28,60. A livraria Devir tem sessões de RPG aos sábados, a partir das 10h (rua Maracaí, 185, tel. 011/242-8200).
Outras lojas de RPG são a Forbidden Planet (av. Ibirapuera, 2.473, tel. 011/240-3213) e a Auteni-R (av. S.João Batista, 215, tel. 011/457-1760, S.Bernardo do Campo).

No RPG não há vencedores
O RPG tem algumas regras, mas nem todas precisam ser seguidas. É por isso que Guilherme Pires, 11, gosta tanto do jogo. ``Adoro jogar RPG, porque a gente pode fazer o que quiser'', conta. Ele prefere RPG a videogame. ``Videogame é muito parado.''
Jonathan de Carvalho, 12, concorda com Guilherme. ``O videogame não muda, é sempre a mesma coisa.''
Jonathan acha que o RPG é parecido com a vida real, porque o jogador é livre, não precisa ficar preso às regras.
Jonathan joga todos os sábados na livraria Devir.
Outra vantagem do RPG é que o jogo não tem vencedores. Se seu personagem morre, você volta ao jogo no corpo de outro herói.

Leia o que eles pensam
``Prefiro um jogo de RPG a videogame porque, dependendo das características dele, é possível ter mais poderes.'' Leonardo de Andrade.
``A pessoa entra na aventura, pode fazer os gestos dos personagens e não fica limitada a apertar botões.'' Jonathan de Carvalho.
``Gosto desse tipo de jogo porque a gente pode se transformar em uma mulher ou em um vampiro e sair da realidade para viver uma aventura.'' André Forte, 16.
``Gosto dos jogos mais detalhados. Você tem de interpretar melhor o personagem. É como se eu estivesse no teatro.'' Helder Vaz, 15.


Onde brincar e comprar

Fabiano Accorsi/Folha Imagem
Jonathan Carvalho e Guilherme Pires, na livraria Devir


Leonardo é um guerreiro medieval. Está à beira de um abismo. Um monstro corre na direção dele, para matá-lo.
O guerreiro está quase morrendo, tem apenas um ponto de vida. Ele joga os dados e tira o número máximo.
Que sorte! Isso significa que ele conseguiu se desviar do monstro, deixando-o cair no abismo. Essa foi uma aventura de RPG vivida por Leonardo de Andrade, 12. Ele sempre joga com os amigos na rua onde mora.
A sigla RPG significa ``Role Playing Game'', ou ``Jogo de Interpretação''. As pessoas formam uma roda e definem o tema da história.
Um dos participantes é o mestre. Ele distribui as fichas dos personagens, que vêm com suas características e instrumentos de batalha.
O mestre conta a situação em que os personagens estão. Eles podem estar em uma nave espacial, por exemplo.
O jogador age e bola saídas para as encrencas em que se mete. O mestre e os dados definem os acontecimentos que não dependem do jogador.


Dicas para sair de encrencas

free-lance para a Folhinha

Se você for duelar com Billy The Kid, no Velho Oeste, com certeza vai morrer.
Para sair dessa, você pode atirar de costas enquanto estiver dando os dez passos para um lado. Veja outras dicas para sair de situações embaraçosas.

Brigas de bar
Se você for o mais fraco do bar, só bata nos personagens que estiverem de costas. Para fugir, se esconda atrás de um balcão, vá ao banheiro ou puxe o alarme de incêndio.

Ficção científica
Você está em uma nave e descobre que ela vai explodir antes de decolar.
Você pode avisar à cabine de comando ou quebrar tudo, porque nave com defeito não decola.

Buraco salva inimigo
Em desenho animado vale tudo. Você tira um buraco do bolso e joga na frente do inimigo, para que ele caia. Depois, o cara pode fechar o zíper do buraco e se salvar.

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