Índice


De onde vêm os cometas?

LAURA DE GUGLIELMO
free-lance para a Folhinha

O cometa C/1995 0 1 ou Hale-Bopp foi descoberto em 23 de julho de 1995.
Dois astrônomos Alan Hale, no Novo México, e Thomas Bopp, no Arizona (Estados Unidos), encontraram o cometa enquanto observavam uma região de aglomerados de estrelas conhecida como ``Messier 70'', na constelação de Sagitário.
Eles fizeram a descoberta quase ao mesmo tempo, por isso o nome ``Hale-Bopp''.
Acredita-se que os cometas fiquem viajando (orbitando) em uma região fora do nosso Sistema Solar chamada ``Nuvem de Oort''. A nuvem de Oort fica a 150 mil unidades astronômicas da Terra (uma unidade astronômica é a distância média da Terra ao Sol).
Às vezes, os cometas, por causa de modificações gravitacionais, são atraídos para nosso Sistema Solar.

Ajudam a entender o Sistema Solar
Os cometas são bem-vindos para cientistas e astrônomos. Hoje, eles têm muitos meios para descobrir mais sobre a história da formação do nosso Sistema Solar que os cometas guardam.
Os cometas são formados de substâncias químicas -poeira, gás carbônico (como o que há no extintor de incêndio), entre outras.
Ainda não se sabe com certeza como o Sistema Solar nasceu. É possível que tenha sido originado de uma grande nuvem de poeira e gases.
É importante estudar os cometas porque as substâncias que os formam são, provavelmente, restos de explosões no espaço durante a formação do Sistema Solar.
Os cientistas estudam os cometas através de telescópios e sondas feitos especialmente para observá-los e fotografá-los.


Cometa no céu, desgraça na Terra

Catástrofes e pestes sempre existiram. Antigamente, era difícil não achar que essas desgraças aconteciam por causa do cometa que passava. O cometa era um sinal que poderia ser ``lido'' no céu.
Os cometas foram temidos por muitos povos na Antigüidade. Os incas do Peru acreditavam que, quando os cometas passavam, era um sinal de que o deus sol, Inti, estaria bravo. Mais que depressa, crianças eram sacrificadas (mortas) e oferecidas ao deus, para acalmar sua raiva.
Aristóteles (384-322 a.C.), que escreveu sobre todas as ciências, deu um outro nome aos cometas: Fogo Potencial.
Ele acreditava que os cometas eram um fenômeno da atmosfera da Terra. Eles não vinham de outro lugar. Eram chamados de Fogo Potencial porque, na teoria de Aristóteles, a atmosfera (ar) poderia se transformar potencialmente (vir a ser) em fogo.
A partir do século 20, os cientistas começaram a estudar a formação os cometas.
Os cometas deixaram de ser associados só às más sortes ou aos humores dos deuses.

Fale com a Folhinha: folhinha@uol.com.br