Índice


Ibirapuera tem outro museu

Fernando R. Cavalcanti/Folha Imagem
A artista plástica Keila Alaver e o boneco que construiu


da Reportagem Local

Bem pertinho do Museu de Arte Moderna se encontra um outro museu, o Museu de Arte Contemporânea, que é conhecido como MAC.
O MAC fica no 3º andar do Pavilhão da Bienal. O prédio tem esse nome porque a maior exposição de arte do Brasil acontece ali a cada dois anos (é bienal). A próxima será no ano que vem.
Uma parte desse prédio pertence ao MAC, que faz ali várias mostras de arte. Uma delas se chama ``Heranças Contemporâneas''.
Ela foi organizada para mostrar como alguns jovens artistas brasileiros foram influenciados por três outros artistas: Leda Catunda, Nelson Leirner e Leonilson.
Isso não quer dizer que um artista tenha copiado o outro, mas apenas que eles encontraram formas parecidas para mostrar o que estavam pensando.
Quando você visitar o MAC, faça um jogo divertido de tentar descobrir o que um artista pediu emprestado para o outro.
O MAC fica perto do portão 3 do parque Ibirapuera (tel. 011/573-9925).
(CELSO FIORAVANTE)

Exposição no MAC apresenta objetos
Algumas obras que estão no MAC não são nem desenhos, nem pinturas, nem esculturas. Elas são objetos.
Esses objetos existem há mais de 80 anos e foram criados por artistas que queriam questionar a maneira comercial como a arte era tratada.
Hoje não é difícil ver artistas fazendo objetos. A artista Mila Chiovatto, por exemplo, criou objetos com santinhos. Cristina Rogozinski fez grandes caixas de música.


Bonecos na mão de artistas viram arte

Fernando R. Cavalcanti/Folha Imagem
João Loureiro fez pufes de couro que você pode tocar


Duas artistas que estão em mostras na cidade têm bonecos em suas obras.
Rosana Monnerat construiu um monte de pequenas ilhas com gesso nas quais colocou bonequinhos feitos com cera de abelhas.
Ela usou ainda fios de cobre, que servem para proteger os casais. Sua mostra está na Casa Triângulo (r. Bento Freitas, 33, tel. 011/220-5910).
Keila Alaver fez dois bonecos. O maior tem a cara dela. O outro é menorzinho, está em um berço e é a cara do namorado dela. Seus bonecos estão na galeria Luisa Strina (r. Padre João Manuel, 974 A, tel. 011/280-2471, Jardins).

Fale com a Folhinha: folhinha@uol.com.br