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Seja um kartista prevenido

Adriana Elias/Folha Imagem
Pista do Kartódromo Municipal Ayrton Senna, em São Paulo


FABRIZIO RIGOUT
da Redação

O kart é o começo da carreira para quem quer ser um grande piloto. A partir de 8 anos, você pode se inscrever nas competições oficiais.
Ao contrário de outros carros de corrida, o kart não tem suspensão (molas que amortecem o carro), não tem mudança de marchas, não tem cinto de segurança.
``Meu Deus, não tem cinto!'' Antes de se assustar à toa, lembre-se das diferenças. O kart não é desenhado para amortecer uma trombada.
Portanto, quando ele bate forte, pára instantaneamente. Ninguém quer estar preso ao kart numa situação como essa. Seria igual a dar com a cabeça na parede.
Apesar de ser um esporte seguro, pequenos descuidos podem machucar. Leia nesta reportagem como os pilotos de kart evitam acidentes e comece bem sua carreira.

Equipamento é indispensável
Em muitos karts do tipo indoor, a única proteção que se exige do piloto é que ele use capacete. Dá para entender, já que o kart indoor não passa dos 50 quilômetros por hora.
No entanto, você deve optar sempre pelo macacão e pelas luvas, que são alugados ou emprestados. No caso de uma queda, você não vai ralar cotovelos e joelhos.
Já no kart de competição, é obrigatório usar o equipamento completo. Nessa categoria, tudo é multiplicado por dois: velocidade, aceleração, perigo.
Ninguém deve se aventurar no kart competitivo sem antes fazer um curso teórico e prático. No kart indoor, o curso pode ser substituído por uma palestra ou ``briefing'' (instruções básicas, em inglês).


Regulamento limita velocidade

Adriana Elias/Folha Imagem
O piloto Roberto Cattucci Neto, 8, da equipe Sabiá


da Redação

Ney Coutinho Jr. nasceu no ano em que Ayrton Senna ganhou seu primeiro campeonato de Fórmula 1.
Ney pesa só 23 quilos e seu kart tem de carregar tijolos de chumbo para atingir o mínimo de 95 quilos exigido pelo regulamento.
Apesar da inexperiência, não tem medo de acidentes. ``Se o kart rodar, é só correr para o lado da grama.''
Em caso capotagem, os pilotos são ensinados a colocar as duas mãos sobre a cabeça, com o cotovelo para frente. Se o carro se descontrola na curva e fica sobre 2 rodas, a instrução é inclinar o corpo para compensar.
O regulamento impõe limites para a velocidade dos carros. No caso da categoria cadete (8 a 10 anos), todos os motores têm praticamente o mesmo desempenho.
Quem não entende de kart, logo se assusta com o tanque de gasolina, que fica entre as pernas do piloto. Os mecânicos asseguram que o risco de um incêndio é mínimo, pois uma faísca do motor não chegaria ao tanque.
As pistas para disputa de campeonatos são fiscalizadas pela Federação Internacional de Automobilismo. (FR)


Ultrapassagem é momento crítico

da Redação

O acidente que matou o kartista Carlos Eduardo Azevedo, 12, na semana passada, é raro. Carlos morreu porque o kart caiu sobre a coluna dele depois de uma ultrapassagem.
``Já vi acidentes muito mais feios em Interlagos e os pilotos saíram andando. Em dez anos, é a primeira vez que sei de alguém que morreu no kart'', diz Alexandre Pujol, preparador da equipe Sabiá.
Acidentes com capotagem normalmente ocorrem quando a roda de um kart passa por cima da de outro. Por isso já existem planos para mudar o desenho dos chassis.
Igor Civilo, 16, está bolando anéis de alumínio para proteger as rodas dos karts de sua equipe, que estréia no ano que vem. ``O sistema impediria o toque entre as rodas. Mas acho que ninguém vai querer gastar dinheiro com isso'', lamenta.

Onde você pode dar a largada
Se você nunca andou de kart, melhor é começar pelo indoor. A Play Kart, no Tatuapé, é uma das mais equipadas. Como a pista não é coberta, você pode sentir a emoção de correr nos dias de chuva (tel. 011/218-3500). A Kid Kart (011/942-7764) tem uma pista oval só para crianças. Já a GP Indoor (011/846-0248) tem a vantagem de ficar dentro de um shopping, o Jardim Sul.
Se você quer ingressar nas categorias competitivas, procure a Federação de Automobilismo de São Paulo (011/577-0522) para conhecer o regulamento. Cursos são oferecidos pelo Interlagos Motor Clube (011/5666-3361).

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