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Seja um kartista prevenido
Adriana Elias/Folha Imagem
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Pista do Kartódromo Municipal Ayrton Senna, em São Paulo
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FABRIZIO RIGOUT
da Redação
O kart é o começo da carreira para quem quer ser um
grande piloto. A partir de 8
anos, você pode se inscrever
nas competições oficiais.
Ao contrário de outros carros de corrida, o kart não tem
suspensão (molas que amortecem o carro), não tem mudança de marchas, não tem
cinto de segurança.
``Meu Deus, não tem cinto!'' Antes de se assustar à toa,
lembre-se das diferenças. O
kart não é desenhado para
amortecer uma trombada.
Portanto, quando ele bate
forte, pára instantaneamente.
Ninguém quer estar preso ao
kart numa situação como essa. Seria igual a dar com a cabeça na parede.
Apesar de ser um esporte
seguro, pequenos descuidos
podem machucar. Leia nesta
reportagem como os pilotos
de kart evitam acidentes e comece bem sua carreira.
Equipamento é indispensável
Em muitos karts do tipo indoor, a única proteção que se
exige do piloto é que ele use
capacete. Dá para entender,
já que o kart indoor não passa
dos 50 quilômetros por hora.
No entanto, você deve optar sempre pelo macacão e
pelas luvas, que são alugados
ou emprestados. No caso de
uma queda, você não vai ralar
cotovelos e joelhos.
Já no kart de competição, é
obrigatório usar o equipamento completo. Nessa categoria, tudo é
multiplicado por dois: velocidade, aceleração, perigo.
Ninguém deve se aventurar
no kart competitivo sem antes fazer um curso teórico e
prático. No kart indoor, o
curso pode ser substituído
por uma palestra ou ``briefing'' (instruções básicas, em
inglês).
Regulamento limita velocidade
Adriana Elias/Folha Imagem
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O piloto Roberto Cattucci Neto, 8, da equipe Sabiá
|
da Redação
Ney Coutinho Jr. nasceu no
ano em que Ayrton Senna ganhou seu primeiro campeonato de Fórmula 1.
Ney pesa só 23 quilos e seu
kart tem de carregar tijolos de
chumbo para atingir o mínimo de 95 quilos exigido pelo
regulamento.
Apesar da inexperiência,
não tem medo de acidentes.
``Se o kart rodar, é só correr
para o lado da grama.''
Em caso capotagem, os pilotos são ensinados a colocar
as duas mãos sobre a cabeça,
com o cotovelo para frente.
Se o carro se descontrola na
curva e fica sobre 2 rodas, a
instrução é inclinar o corpo
para compensar.
O regulamento impõe limites para a velocidade dos carros. No caso da categoria cadete (8 a 10 anos), todos os
motores têm praticamente o
mesmo desempenho.
Quem não entende de kart,
logo se assusta com o tanque
de gasolina, que fica entre as
pernas do piloto. Os mecânicos asseguram que o risco de
um incêndio é mínimo, pois
uma faísca do motor não chegaria ao tanque.
As pistas para disputa de
campeonatos são fiscalizadas
pela Federação Internacional
de Automobilismo.
(FR)
Ultrapassagem é
momento crítico
da Redação
O acidente que matou o
kartista Carlos Eduardo
Azevedo, 12, na semana
passada, é raro. Carlos
morreu porque o kart caiu
sobre a coluna dele depois
de uma ultrapassagem.
``Já vi acidentes muito
mais feios em Interlagos e
os pilotos saíram andando.
Em dez anos, é a primeira
vez que sei de alguém que
morreu no kart'', diz Alexandre Pujol, preparador
da equipe Sabiá.
Acidentes com capotagem normalmente ocorrem quando a roda de um
kart passa por cima da de
outro. Por isso já existem
planos para mudar o desenho dos chassis.
Igor Civilo, 16, está bolando anéis de alumínio
para proteger as rodas dos
karts de sua equipe, que estréia no ano que vem. ``O
sistema impediria o toque
entre as rodas. Mas acho
que ninguém vai querer
gastar dinheiro com isso'',
lamenta.
Onde você pode dar a largada
Se você nunca andou de
kart, melhor é começar pelo
indoor. A Play Kart, no Tatuapé, é uma das mais equipadas. Como a pista não é coberta, você pode sentir a
emoção de correr nos dias de
chuva (tel. 011/218-3500). A
Kid Kart (011/942-7764) tem
uma pista oval só para crianças. Já a GP Indoor
(011/846-0248) tem a vantagem de ficar dentro de um
shopping, o Jardim Sul.
Se você quer ingressar nas
categorias competitivas, procure a Federação de Automobilismo de São Paulo
(011/577-0522) para conhecer
o regulamento. Cursos são
oferecidos pelo Interlagos
Motor Clube
(011/5666-3361).
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