Índice


Bombeiros ganham supercarro

João Wainer/Folha Imagem
Novo carro de bombeiros, chamado "Comando de Operações"


ROSANGELA DE MOURA
free-lance para a Folhinha

Em 10 de março, os bombeiros fizeram aniversário de 117 anos e ganharam viatura para usar em grandes acidentes.
O carro serve como um posto de comando e centraliza o trabalho dos bombeiros.
Tem um computador bem rápido, com fax/modem, receptor de rádio e TV. Ainda capta imagens de minicâmaras instaladas nos capacetes dos bombeiros.
A viatura também tem sistema de som para falar alto com as pessoas na rua pedindo atenção, telefone e rádio para falar com hospitais.
Segundo o capitão Adilson de Toledo Souza, com esse novo veículo os bombeiros trabalham mais rapidamente em acidentes, do tamanho, por exemplo, da explosão do Osasco Plaza Shopping ou do desastre com o avião da TAM no ano passado.
Antes, os bombeiros tinham de improvisar o posto de comando em casas próximas aos acidentes.
O Corpo de Bombeiros pertence à Polícia Militar do Estado de São Paulo, tem 200 postos em cem cidades e 9.000 bombeiros, sendo 130 mulheres.

O que fazer para ser um bombeiro
Para ser bombeiro, você tem de estudar até a 8¦ série, medir pelo menos 1,65 m e ter 18 a 30 anos. Ou entrar na polícia como soldado ou oficial.
Como soldado, você presta concurso e faz curso de oito meses. Os alunos aprendem direito, primeiros socorros, defesa pessoal, técnicas policiais, de resgate, combate a incêndio, salvamento aquático, terrestre e em altura.
Como oficial, estuda quatro anos na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
A hierarquia dos bombeiros é: soldado, cabo, sargento, subtenente, segundo-tenente, primeiro-tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel.

O trabalho deles
Os bombeiros não atendem só aos chamados para apagar fogo em prédios. Eles salvam pessoas e animais acidentados, apagam incêndio em florestas, ajudam em acidentes com produtos perigosos e ensinam a evitar acidentes.
Em 1996 os bombeiros atenderam a 218.915 chamados, pelo telefone 193. Muitas pessoas ligam para eles para remover árvores, abrir portas ou exterminar abelhas. Esses serviços devem ser feitos por chaveiros, prefeitura ou SOS Abelha. Só chame os bombeiros em emergências.

Fale com a Folhinha: folhinha@uol.com.br