Índice


Estudantes viram artistas de rua

Pierre Duarte/Folha Imagem
Crianças pintam painéis em São José do Rio Preto, interior de São Paulo


EDMILSON ZANETTI
em São José do Rio Preto



Mais de mil crianças da cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo, se transformaram em artistas de rua. Elas pintaram cerca de cem painéis nas avenidas Alberto Andaló e José Munia.
As "telas" são tapumes, placas usadas para cercar construções de edifícios e de uma obra contra enchentes. Antes, elas eram meio cinzas, sem cor. Agora ficaram cheias de desenhos, alegres.
Os artistas estudam em 29 escolas municipais, estaduais e particulares e da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e têm de 3 a 17 anos.
A pintura foi uma festa. Durou três dias. Os quadros vão ficar expostos enquanto durar a obra. "A cidade ficou cheia de vida", disse o assessor Egberto da Silva, 34.

Temas das pinturas são atuais

A galeria de arte da rua tem tribo de índio, cidade, campo, jogo de capoeira, águia. Alunos pequenos pintaram as próprias mãozinhas.
As telas revelam que os artistas têm bom nível de informação. Os alunos do colégio Padrão Positivo pintaram os sem-terra em manifestação em Brasília. Os da escola Sônia Venturelli pintaram uma família com fome.
Thiago Oliveira, 14, escolheu o tema paisagem de praia deserta.

Fale com a Folhinha: folhinha@uol.com.br