Índice


Verão em 16 Cisne é muito quente

da Redação

Os astrônomos descobriram um planeta chamado 16 Cisne, que não gira em torno do Sol. Já foram descobertos pelo menos oito planetas fora do Sistema Solar. Eles são bem maiores do que a Terra e quase todos são feitos de gás.
Infelizmente não vai dar para a gente mudar para lá porque não tem chão para pisar. E mais, os planetas ficam a bilhões de quilômetros daqui.
O que está chamando a atenção dos cientistas nesse novo planeta é que ele tem uma órbita "torta" em volta de sua estrela-mãe, a 16 Cisne B.
A Terra gira praticamente em círculos ao redor do Sol. O planeta 16 Cisne gira num caminho oval. Por causa dessa órbita excêntrica (isto é, fora de centro), os verões em 16 Cisne são muito, mas muito mais quentes que os invernos.
No verão, a distância entre 16 Cisne e sua fonte de calor (sua estrela) é quase igual à de Vênus ao Sol. No inverno, a distância é maior do que a de Marte ao Sol.
Não dá para enxergar 16 Cisne, nem através de telescópios. Mesmo assim, os cientistas sabem que ele está lá. Leia abaixo como são descobertos os planetas. (FR)

Urano descoberto por telescópio
Urano não é visível a olho nu. Ele foi o primeiro planeta a ser descoberto com a ajuda de um telescópio.
Observando o céu com um telescópio, estudiosos verificaram que havia um astro que parecia uma estrela e que mudava de posição em relação às estrelas fixas. Esse astro era, portanto, um planeta. Recebeu o nome de Urano.


Planeta é uma idéia recente

ROBERTO BOCZKO
especial para a Folhinha

Como foram descobertos os planetas visíveis a olho nu?
Pode-se ver cerca de 6.000 estrelas a olho nu nos dois hemisférios do céu.
Estudiosos verificaram também que essas estrelas mantêm as mesmas posições umas em relação às outras. É por isso que elas eram chamadas de estrelas fixas.
Por entre essas 6.000 estrelas fixas se movimentavam cinco astros que pareciam estrelas.
Eles foram chamados de ``planetas'', que, em grego, significa ``astro móvel''.
Só neste século os cientistas conseguiram explicar a diferença entre planeta e estrela.
Uma estrela, por meio de reações chamadas de fusão nuclear, gera a luz e o calor que emite (solta), enquanto em um planeta não acontecem reações de fusão nuclear.
Por isso se diz que uma estrela é um corpo luminoso, enquanto um planeta é um corpo iluminado, ou seja, apenas reflete a luz que recebe de uma estrela em torno da qual orbita (se move).

Roberto Boczko é cientista e professor do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP)

Matématica e física descobrem Netuno
No século 17, o inglês Isaac Newton mostrou que os planetas giravam em torno do Sol por causa de uma força que foi batizada de força gravitacional.
Sempre que existirem dois corpos, entre eles aparece uma força gravitacional.
Um planeta, sujeito à força gravitacional, descreve uma órbita bem definida (exata) em torno do Sol.
Estudiosos verificaram que Urano apresentava uma órbita que não era a órbita esperada. Pensaram então que deveria haver um outro planeta, desconhecido na época, que exercia uma força gravitacional sobre Urano, perturbando a órbita dele (figura 2).
Astrônomos calcularam onde deveria estar o planeta perturbador e passaram a ``caçá-lo'' no céu. Finalmente descobriram-no próximo do local previsto. Ele recebeu o nome de Netuno e foi o primeiro planeta a ser descoberto por meio de cálculos.
Plutão foi descoberto da mesma forma, quando procuravam o planeta que perturbava a órbita de Netuno.


Calor é um dos sinais de planeta

especial para a Folhinha

Ao colocar um pedaço de ferro no fogo, ele esquenta, depois começa a ficar avermelhado, depois, amarelado, e, finalmente, azulado, quase branco.
Pela cor de um corpo aquecido é possível saber a temperatura em que ele se encontra.
Você já deve ter percebido que, quando está com febre, fica mais quente e transpira (sua) mais. Você está emitindo calor, que é um tipo de luz não visível e que se chama luz infravermelha (veja figura 3).
Um planeta não emite luz visível, mas emite infravermelho, ou seja, calor.
Se você achar, no céu, um corpo que emite calor, mesmo que não possa vê-lo, ele pode ser um planeta. Pode não ser visto da Terra, porque seu brilho talvez seja muito fraco para ser captado daqui.
Diversos astros foram descobertos quando cientistas buscavam fontes de calor infravermelho no céu.
Esses astros podem ser planetas girando em torno de outras estrelas que não o Sol. (ROBERTO BOCZKO)


Estrela desalinhada, planeta perturbando!

Já no século 17, o italiano Galileu descobriu que, se um corpo não estiver sendo perturbado por outro, ele procurará se mover em linha reta.
Mas estudiosos observam que algumas estrelas não se deslocam em linha reta.
Parecem realizar um movimento sinuoso, como o de um bêbado que fica andando meio gingando.
Os astrônomos tentam descobrir o que pode estar perturbando essa estrela.
Percebem que a única explicação é que um planeta deve estar girando em torno dessa estrela, perturbando-a gravitacionalmente. Assim foi descoberto o mais novo planeta conhecido, que gira em torno da estrela batizada como 16 Cisne e se encontra tão longe da Terra que a luz viajou cerca de 70 anos para contar mais essa história do Universo!

Fale com a Folhinha: folhinha@uol.com.br