Índice


Alunos levam bicho-da-seda para casa

Ana Maria Vaccaro/Divulgação
Com esta máquina, estudantes do colégio Rio Branco puxam o fio da seda


ROSANGELA DE MOURA
free-lance para a Folhinha

Depois de estudar o coelho, a galinha e a tartaruga, os alunos da 1¦ série do colégio Rio Branco, em São Paulo, escolheram o bicho-da-seda.
O bicho-da-seda é uma lagarta que produz o fio da seda, usado para fazer roupas, e depois vira mariposa.
As crianças levavam folhas de amoreira -prato preferido do bicho-da-seda- à escola para alimentar os bichos e levavam a criação para casa, nos fins-de-semana.
Os alunos cuidaram dos ovos, fizeram uma tabela com o crescimento da lagarta, observaram seu comportamento e ainda aprenderam a fazer o fio e a bordar.
Eles descobriram que as larvas crescem pouco quando não são bem tratadas.


Antônio Gaudério/Divulgação
Larva em ovo de lagarta


Do ovo à lagarta
O nome científico do bicho-da-seda é Bombyx mori. A fêmea põe de 300 a 800 ovos e morre. Cerca de 20 dias depois saem dos ovos bichos-da-seda minúsculos -larvas com dois ou três milímetros. Elas se alimentam dia e noite, crescem 70 vezes o seu tamanho original e trocam de pele quatro vezes.
Após cinco semanas, o bicho-da-seda atinge oito centímetros e já tem três pares de patas verdadeiras -que vão ficar no inseto quando ele virar mariposa- e cinco pares de patas falsas.

Lagarta tece o fio
Quando o bicho-da-seda está desenvolvido, pára de comer e fica pronto para fiar seu casulo. A lagarta se arrasta até um galho de árvore e fia uma rede para se segurar. Forma então um casulo, que é a seda.
Para isso, balança sua cabeça de um lado para o outro em movimentos parecidos com o número ``oito''. Duas glândulas produzem uma substância que endurece em contato com o ar, formando o fio da seda, que mede até 1.200 metros. A lagarta se transforma em crisálida e depois em mariposa.


Ana Maria Vaccaro/Divulgação
Bicho-da-seda em folha de amoreira, a comida preferida


Casulo contra predadores
Gustavo Antonio da Silva, 8, disse que não imaginava que o bicho-da-seda soltasse o fio pela boca. ``Eu pensava que ele fazia o casulo para dormir dentro, mas não é verdade, ele tece o fio ao redor de seu corpo para se proteger dos predadores''.

Ele é gosmento e faz cócegas
Caio Carra, 8, disse que pegou o bicho-da-seda na mão. ``Ele é gosmento, faz cócegas e tem bastante pêlo''.
Lídia Yu Mi Lee, 7, disse que levou a lagarta para casa e pensou que ela iria morrer. ``Fiquei o tempo todo olhando o bicho-da-seda para ver se ele precisava de alguma coisa, mas fiz a lição de casa.''

Parecidos com a gente
Denise Barbosa Corrêa Anger, 7, disse que observou que as coisas que a gente faz, os bichos também fazem. ``Eles andam, crescem, fazem cocô, se alimentam, reproduzem e morrem, como nós.''

Fale com a Folhinha: folhinha@uol.com.br