Índice


Testes ajudam a evitar acidentes

da Redação

Brinquedos servem para divertir, mas, às vezes, também podem ser perigosos. Para evitar acidentes, há uma lei que determina como os brinquedos devem ser testados.
Ela se chama NBR (Norma Brasileira Registrada) 11786 e é feita pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Segunda passada, essa NBR, sobre segurança de brinquedos, mudou. Agora, ela também obriga os fabricantes a testar brinquedos elétricos, como os videogames.
O teste mede a quantidade de energia elétrica e a temperatura, entre outras coisas.(MV)

Fontes: Angela Pellegrino, gerente da SGS do Brasil; Mariano Bacelar, presidente do IQB.


Cuidado com as bexigas

Crianças menores engasgam com peças pequenas de brinquedos. Nos Estados Unidos, pesquisas dizem que esse é o principal motivo de acidentes. No Brasil, não há pesquisas sobre o assunto.
Bexigas vazias ou estouradas também causam acidentes. Se seu irmão menor engolir um pedaço de borracha, pode parar de respirar. Isso porque ela pode colar na garganta dele.
Em 1994, três pessoas morreram atropeladas nos EUA, brincando com bicicletas ou patins na rua.


Brinquedo não é coisa só de criança

NORVAL BAITELLO JUNIOR
especial para a Folhinha


Quem pensa que brinquedo é coisa só de criança está enganado. Brinquedos são fabricados pelos adultos. Fábricas enormes funcionam dia e noite para fabricar brinquedos para milhares de crianças.
E muitos pais trabalham nas fábricas de brinquedos para ganhar o seu dinheiro. É sério!
Muitos brinquedos são inventados por adultos. Alguns homens e mulheres passam seu tempo inventando brinquedos novos. Também isso é sério.
E os brinquedos usados nas escolas? Para que as crianças aprendam melhor, os professores vivem descobrindo brinquedos que ensinem. E também aqui está uma coisa séria.
Todas essas coisas, fabricar brinquedos, inventá-los, usá-los nas escolas, são sérias e boas.
Mas, e quando os brinquedos inventados, fabricados e vendidos pelos adultos fazem mal às crianças? Alguns brinquedos machucam, envenenam ou até matam.
O pior é quando os brinquedos só fazem propaganda de guerras e de violência. Os pais precisam prestar atenção quando compram brinquedos para os filhos. Eles não podem ser perigosos nem violentos. Por isso é que há proibições para certos tipos de brinquedos.
Há adultos que estudam os brinquedos para saber quais são perigosos ou violentos. Aqueles que fazem mal às crianças fazem mal à humanidade.

NORVAL BAITELLO JUNIOR é professor de jornalismo na PUC/SP.

Fale com a Folhinha: folha@folha.com.br