Índice


Estudam e trabalham há 6 anos

Marcos Peron/Folha Imagem
A dupla Sandy e Junior, filhos do cantor Xororó


FABRIZIO RIGOUT
da Redação

Tudo bem. Você pode achar que eles são de plástico. Perfeitos e intocáveis deuses.
Agora pense como seria seu dia assim, igual ao deles.
Você acorda às seis da manhã. Estuda, almoça, ensaia. Viaja, faz dois programas de TV e volta de perua para casa.
No fim da tarde, não pode ter olheiras nem sujeiras porque no dia seguinte uma multidão vai assistir você cantar. Troca de roupa dez vezes.
Chega sorrindo, sai sorrindo, faz as crianças felizes. Volta fazendo lição no ônibus ou no avião. Todos os dias.
Tem artista que faz isso só por obrigação. Outros fazem por vocação. Os cantores Junior, 12, e Sandy, 14, passaram a infância vendo o pai, Xororó, na rotina de astro sertanejo. O exemplo serviu para que eles encarassem a vida artística como normal.
Gravaram o primeiro disco há seis anos e querem continuar cantando pelo Brasil.
A recompensa deles é um salário bem maior do que a mesada que você ganha. Umas 500 vezes mais. Mas vivem e trabalham com a simplicidade de quem não espera nada em troca.
É claro que, como artistas, dependem do público. Sua alegria é movida a energia positiva de milhares de fãs.
Apesar de Sandy ser tão amada, não se deixa tomar pela vaidade. Lição aprendida com Xororó, que começou a carreira pobre e sabe que trabalho e estudo são mais importantes do que fama.
Sandy lembra que certa vez não quis participar do ``Xou da Xuxa'' para não faltar à escola e deixar de ganhar um ponto extra. Tinha nota nove e queria dez.
Ultimamente, Junior tem tocado violão. Aprendeu só olhando o pai tocar.
É o estilo da família. As coisas acontecem naturalmente, sem pressão. Parece mentira, mas os pais juram que nunca insistiram para que Sandy e Junior se tornassem cantores.

Marcos Peron/Folha Imagem
Sandy abraça o maior urso de pelúcia que tem seu no quarto


Amiga sabe segredos
Sandy está na 8¦ série de um colégio católico em Campinas. Senta na primeira fila e tem fama de perfeccionista. Vai bem em inglês e história.
Do tipo quietinho, desanda a falar quando a conversa é com Estela Jorge, a melhor amiga. É ela quem sabe todos os segredos de Sandy. E não conta para ninguém.
De quem ela gosta? ``Ah, ela acha bonito um menino do 3º colegial... mas todo mundo na escola acha, também'', desconversa.

Colegas não são fãs
Na classe da 7¦ série, o colega Junior é muito mais querido do que o cantor Junior. Seus amigos não gostam das músicas que ele canta.
``Acho que o público que eles querem atingir não é bem a gente'', diz o colega Luiz Gustavo do Amaral, que conhece Junior desde o pré.
As amigas têm vergonha de assumir que já ouviram Sandy & Junior quando eram pequenas. Dizem que o disco que têm em casa pertence ao irmãozinho mais novo.

Uma família como qualquer outra
Noely e Xororó são pais corujas, dos que cobram lição e vivem abraçados com os filhos. ``Temos que aproveitar enquanto as crianças estão perto'', diz Noely. Ela escreve músicas para os filhos e os acompanha às apresentações.


Sandy começa a ouvir Elis Regina

Marcos Peron/Folha Imagem
Sandy e Junior com os pais Noely e Xororó


da Redação

As paredes do apartamento de Sandy e Junior estão repletas de discos de ouro. Na conversa com a Folhinha, eles falaram sobre a escolha das músicas que entram nos discos.
``Eles só cantam o que gostam'', diz Noely. ``Vão crescendo e seu repertório muda, porque o gosto muda.''
Sandy e Junior começaram cantando músicas de crianças e passaram a gravar músicas pop, country e versões de canções estrangeiras.
``O estilo deles é sertanejo-pop'', diz Xororó. Das músicas do pai, Junior gosta de ``Caboclo na Cidade''. Sandy prefere ``Falando às Paredes''.
Junior admira Michael Jackson e Sandy anda escutando Elis Regina. ``A música que mais gosto é `Como Nossos Pais''. (FABRIZIO RIGOUT)

Ensaio é como lição de casa
Mesmo durante a temporada de shows, Sandy e Junior ensaiam quase todo dia.
Repassam a coreografia e marcam o tempo da troca de roupas. A coreógrafa Vivien Fortes corrige o movimento dos meninos, que obedecem com muita disciplina.
Sandy e Junior cantam sem fazer esforço, deixando o pai orgulhoso. ``Desde o primeiro disco eles sabem como levar a interpretação. Sugerem mudanças no jeito de cantar, e quase sempre acertam'', conta Xororó.
Bailarinas de até 14 anos acompanham a dupla. A próxima seleção para o corpo de baile deles será em abril.


Andar na rua, nem pensar

da Redação

Junior e Sandy nunca foram comprar pão na padaria. Nem chupar sorvete na esquina. ``Jamais andei na rua na minha vida. Só nas férias, fora do Brasil'', conta Sandy. Quando sai com os amigos, é para ir ao shopping ou ao cinema. Mesmo assim, vai acompanhada do segurança.
Uma vez, quando ainda era pequeno, Junior ouviu a buzina de um pipoqueiro que passava na calçada. Ficou morrendo de vontade. ``Vai lá, filho, compra'', incentivou a mãe, Noely.
``Eu posso ir? De verdade, mãe?'', Junior perguntou da varanda do apartamento. Noely tinha dito aquilo sem pensar. Depois percebeu que era a primeira vez que o filho saía do prédio pelo andar térreo, em vez da garagem.

Fale com a Folhinha: folhinha@uol.com.br