Crianças - Reportagem de Capa
Índice


Dinheiro Legal vale curso e lanche

FABRIZIO RIGOUT
da Redação

Criança sozinha com dinheiro na mão gasta com o que não deve. Você já deve ter ouvido isso muitas vezes.
Meninos que ganham esmola na rua não têm ninguém para controlar o que gastam. O SOS Criança, que cuida de meninos na rua, está distribuindo o Legal, dinheiro de mentira que só vale no prédio do próprio SOS.
Em vez de dar reais, qualquer pessoa pode ajudar os meninos dando Legais. Cada Legal é trocado no SOS por um lanche, um corte de cabelo, uma sessão de cinema, ou pelo que a criança escolher.
No abrigo do SOS, a criança abre uma conta, que cresce com seu bom comportamento. Se participar de cursos, ganha 30 Legais por semana.

Notas causam confusão

A notícia do lançamento do Legal já se espalhou pela rua. Edilvan, 14, nunca passou pelo SOS, mas sabe o que fazer com seus Legais: ``Quero estudar computação e inglês. Só que ainda não juntei nenhum Legal''.
Alguns confundem o Legal com dinheiro. Miguel, 10, depositou um Legal: ``Vou usar para comprar coisas.'' Ele é uma das 410 crianças que abriram contas.
Daiane, 10, preferia um presente: ``Não vi ninguém com esse dinheirinho. Queria uma bicicleta.''

Troque nas bancas

Para ajudar as crianças que moram na rua você tem de ir até uma Banquinha Legal.
Lá você ganha legais em troca de doações. A banca de Moema já distribuiu 149 Legais na primeira semana de funcionamento.
As doações mais comuns são roupas e alimentos. Mas tem gente que inventa.
A banquinha da avenida Paulista, por exemplo, recebeu uma máquina de escrever e até um fogão.
Uma boa maneira de colaborar com o SOS Criança é doando brinquedos que você não usa mais.
O SOS mantém uma brinquedoteca para quem não tem dinheiro para comprar jogos ou bonecas.
``Quando eles entram naquela sala, ficam encantados. A gente lida com criança que nunca viu brinquedo'', conta Isabela Neves, 21, educadora do SOS.
Nas Banquinhas Legais, você também ganha um gibi explicando os direitos de toda criança, como o direito à educação e ao lazer.
O SOS informa o endereço das bancas para trocas de Legais pelo telefone 011/270-9422. Uma delas fica na av. Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Haddock Lobo.

Fale com a Folhinha: folha@folha.com.br