Índice



Faca de ponta

MARILENE FELINTO
Especial para a Folhinha

Para
Felipe de Lima Secco
Henrique de Lima Secco e
Daniel de Lima e Souza


Uma Coisa está engasgada na Garganta de Rui desde as Férias de Julho. Não, não é Comida. Não é Espinho de Peixe nem Caroço de Azeitona. Não é Botão nem Dente mole. É uma Coisa invisível.
Aconteceu quando Rui estava passando Férias com o Pai, na Alemanha. Já faz um Ano que seu Roberto mora na Alemanha, desde que se separou da Mãe do Rui.
Rui está infeliz com essa História de o Pai morar tão longe. Ele até fica pensando: será que meu Pai gosta de mim? se eu fosse meu Pai, gostaria de um Menino como eu?
Rui até teve que começar a estudar Alemão para viajar. Ele acha Alemão uma Língua estranha. Por Exemplo: em Alemão, Televisão não é Television, como em tantas outras Línguas do Mundo, é Fernsehen. E Bicicleta não é Bicyclette nem Bycicle, é Fahrrad.
A Coisa invisível entrou na Garganta do Rui quando ele estava na Casa do Pai do Tim, seu único Amigo alemão. Tim não fala a nossa Língua, Português. Rui ainda está aprendendo Alemão, mas eles se ajudavam um ao outro.
Quando Rui não sabia uma Palavra, fazia Mímica, e Tim entendia. Eles são de Países diferentes mas têm Coisas parecidas: os dois têm sete Anos e são Filhos de Pais divorciados.
A Coisa invisível veio de Manhã, quando Rui e Tim acordaram. Tim começou uma Briga com o Pai dele, seu Hans. É que não tinha Pão nem Leite para o Café.
Seu Hans queria que todos fossem tomar Café numa Lanchonete. Tim disse que não ia, que sempre tinha de comer em Lanchonete com o Pai, que o Pai estava sempre cansado e nunca comprava Comida.
Seu Hans ficou chateado e se trancou no Quarto, para trabalhar no Computador.
Tim, irritado, resolveu fazer uma Salada. Pegou todos os Legumes que havia na Geladeira e começou a lavar e descascar e cortar. Perguntou ao Rui se ele não queria ajudar.
Rui nunca tinha feito uma Salada, mas aceitou ajudar. Tim deu uma Faca a ele.
Outro Problema: a Mãe do Rui ainda não deixava que ele usasse Faca de Ponta.
Mas é claro que Rui teve Vergonha de dizer isso ao Tim. Pegou a Faca e foi descascando e cortando Tomates, Cenouras e Pimentões vermelhos, sempre imitando o Tim.
Quando a Salada ficou pronta, Tim chamou seu Hans para fazer o Molho. Aí todos comeram Salada com Queijo e Suco de Laranja. Rui achou esquisito comer Salada no Café da Manhã, mas gostou do Molho e comeu tudo.
Seu Hans não estava mais bravo com o Tim. Quando eles terminaram de comer, o Tim sentou de repente no Colo dele e... Foi aí que aconteceu a Coisa: Tim abraçou seu Hans, puxou-o pelo Colarinho da Camisa, sacudindo e perguntando bem alto, em Alemão:
_Liebst du mich? Liebst du mich?!
Você me ama? Você me ama?! Foi isso que Tim perguntou ao Pai dele, gritando, quase exigindo que o Pai respondesse que sim, que sim e que sim!
Rui ficou impressionado com aquela Coragem do Tim, de perguntar sem nenhuma Vergonha: Pai, você me ama?
A Coisa que está engasgada na Garganta do Rui é essa Pergunta, que ele ainda não teve Coragem de fazer ao Pai dele.
Rui voltou das Férias pensando nisso e na Faca de Ponta. Parecia que, de um Dia para o outro, a Vida tinha ficado necessariamente perigosa. As Coisas pareciam ter aumentado de Tamanho. Era como se já fosse Hora de usar o Lado amolado e pontudo das Coisas: das Facas, Tesouras e Chaves de Fenda.
Essa História foi escrita assim, com todos os Nomes de Coisas em Letra maiúscula porque em Alemão é assim. Quem sabe se o Rui puser as Coisas para fora, as Letras grandes e pontudas das Coisas, ele desengasga.
Ele já está pensando em mandar uma Carta, um Telegrama ou um Fax com a Pergunta para seu Roberto. Ou então ele vai telefonar e perguntar por Telefone.
Ou então, melhor ainda, ele vai esperar o Pai chegar, no próximo Mês, para perguntar pessoalmente: PAI, VOCÊ ME AMA, HEIN?

MARILENE FELINTO é escritora, autora de ``As Mulheres de Tijucopapo''
(editora 34, 1992) e ``Postcard'' (ed. Iluminuras, 1991), entre outros.
É também articulista da Folha.

Mande sua carta para: uol@uol.com.br
Índice