Índice



Ícaro constrói asas de cera para fugir de Creta

ARTHUR NESTROVSKI
Especial para a Folha


O maior inventor da Grécia se chamava Dédalo. Ele também era escultor e todo mundo dizia que as estátuas dele pareciam gente de verdade.
Naquela época, todas as estátuas eram talhadas com os olhos fechados e foi Dédalo quem esculpiu, pela primeira vez, uma estátua de olhos abertos.
Dédalo vivia preso, com seu filho Ícaro, na ilha de Creta.
O rei Minos, que era o rei de Creta, tratava-o muito bem, mas não deixava que fosse embora, nem só para passear, porque tinha medo que outro rei quisesse ficar com ele. Foi Dédalo quem construiu um labirinto para o Minotauro, um monstro com cabeça de touro e corpo de gigante, que era o bicho de estimação do rei Minos.
Mas Dédalo tinha um plano para fugir de Creta. Durante meses, ele foi juntando todas as penas de pássaro que encontrava.
Grudava umas nas outras com cera de abelha e passava um fio para prender melhor. Assim construiu quatro asas, iguaizinhas às de um pássaro. Duas eram para ele, duas para Ícaro.
"Muito cuidado, meu filho", aconselhou Dédalo. "Não voe baixo demais que a água do mar pode molhar as asas; e não voe muito alto, ou o calor do sol vai derretar a cera."
Os dois fugiram voando da ilha. Entusiasmado com as asas, Ícaro esqueceu dos conselhos do pai e foi voando cada vez mais alto.
Dédalo tentou ir atrás dele, mas já era tarde: a cera derreteu e Ícaro acabou caindo no mar.
Perto de onde ele caiu fica uma outra ilha, que em homenagem a ele foi chamada de Icária.
O nome é o mesmo até hoje; você pode ver no mapa. Ela fica no mar Egeu, que separa a Grécia da Turquia.

Mande sua carta para: uol@uol.com.br
Índice