BOA VISTA

INFORMAÇÕES
SÓ TEM LÁ
CARTÃO VERMELHO
VALE A PENA
SERVIÇOS

Boa Vista tem forma de leque - influência do calor que não dá trégua. Planejada, arrumadinha, dança rock, reggae, boi-bumbá, forró, e até dança-da-chuva -herança de nordestinos e de índios que fizeram sua história. Em noite de lua cheia, tem luau nas praias do rio Branco e peixe assado na brasa. Mais à frente, no cerrado, escondem-se cavalos selvagens de poucos amigos, o majestoso monte Roraima, o lago Caracaranã, com suas praias pontilhadas de cajueiros, a Pedra Pintada, com suas inscrições milenares e misteriosas.

INFORMAÇÕES

• como chegar BR-174 (avião é melhor) • população 153.936 habitantes • temperatura média anual 26°C • atrações praia fluvial, monte Roraima e reserva ianomâmi • informações turísticas tel. (95) 623.1230

SÓ TEM LÁ

Cavalos selvagens
Roraima é um achado para aventuras. A partir de Boa Vista, um dos roteiros a seguir é em direção às savanas, campos gerais ou, ainda, lavrados, como é conhecida uma extensa clareira, a maior de toda a Amazônia, formada por um quadrilátero de 200 km por 180 km. Aqui se podem ver os buritizais que margeiam os rios de Roraima, a revoada das garças nos vários lagos e os belos e selvagens cavalos lavradeiros. Este cavalo sugiu de uma seleção natural, ocorrida nos últimos 300 anos. Por volta de 1718, os portugueses iniciaram a colonização do extremo norte, introduzindo a criação extensiva do gado bovino. Para cuidar do gado troxeram cavalos crioulos, que se reproduziram em condições de campo aberto. Muitos deles permaneceram em estado livre por gerações à mercê de condições climáticas adversas, alimentação de baixo valor nutritivo e isolamento natural, devido às serras da fronteira. Estas condições fizeram surgir uma raça bem diferente da dos seus antepassados: são animais pequenos (1,40 m), muito férteis, velozes (conseguem correr a 60 km/h por 30 minutos) e resistentes ao trabalho árduo, além de tolerantes a doenças e parasitas. No entanto, a caça ilegal e o cruzamento com outras raças estão ameaçando de extinção os 200 remanescentes da espécie.

CARTÃO VERMELHO

• Na visita às cidades fronteiriças da Guiana e da Venezuela, o passaporte é obrigatório. Carros alugados não podem cruzar a fronteira: os documentos devem estar no nome do motorista.

VALE A PENA

VER
Catedral Cristo Redentor pça. do Centro Cívico, 133. É de 1972. Arquitetura moderna: a nave se afunila no altar e o teto convexo é de madeira.
Igreja de S. Sebastião av. Cap. Clóvis, s/n. Estilo barroco, século 19. É a mais antiga da cidade.
IR
Ponte Macuxi BR-501, km 2. Com 1.200 m de extensão, separa o Brasil da Guiana. Dela avistamos a orla da cidade e as belas colinas da fronteira.
PASSEAR
Parque Anauá av. Brig. Eduardo Gomes, s/n. Com lago natural, parque aquático e área de lazer e esportes. Abriga o Museu de Roraima, com objetos indígenas e do garimpo.
De barco
Até as praias fluviais Na época da seca (setembro a abril), as águas do rio Branco baixam e surgem em toda a sua extensão várias praias de areia clara. A de Água Boa, às margens do rio Cauamé, está entre as mais procuradas. As de Caçari, Curupira, são cercadas por vegetação típica da Amazônia. As praias Polar e Cauamé contam com bares e restaurantes. Acesso por barco. Infs. e aluguel de barcos: Baba´s Home, tel. (95) 623.7304; Iguana Tours, tel. (95) 224.6574; e Tocatur, tel. (95) 623.2597.
Até a ilha da Praia Grande É uma ilha de várzea, com 15 km de extensão. Na estação seca (setembro a abril) , formam-se praias e lagos. A bonita fauna e flora podem ser apreciadas em caminhadas. Infs. e aluguel de barcos nas agências de turismo.
CONHECER
Fazenda S. Marcos e Forte S. Joaquim Acesso por terra pode ser difícil. Melhor é a viagem de barco (2h30 min). Infs.: guias de turismo - Bruno (95-623.8565), Izidro (95-971.4242), Rosimery (95-626.1985). Ambos tombados pelo Patrimônio Histórico. O forte, hoje em ruínas, foi construído em 1775 pelos portugueses para conter o avanço de espanhóis e ingleses, cujas expedições militares buscavam os tesouros lendários de El Dorado, nome dado pelos espanhóis ao Império da Guiana. Próximo do forte está a sede da fazenda (bem conservada), que foi um dos primeiros assentamentos dos colonizadores, na época da introdução do gado, na região do rio Branco, em fins do século 18. Hoje é sede da área indígena S. Marcos e funciona como um centro de convenções indígenas.
Aldeia Ianomâmi Visitas só com autorização da Funai. Tel (95) 636.9059. São 100 km por asfalto e 80 km por terra até o rio Urariqüera e mais três dias de barco. É difícil visitar esta tribo, mas não custa tentar.
Tribo Macuxi Comunidade da raposa, a 185 km. Visitas só com autorização da Funai. Tel. (95) 623.9059. Infs.: tel. (95) 623.1230. Esta tribo aceita visitantes. Conheça seu artesanato e suas danças.
Pedra Pintada Infs. com os guias Bruno (95-623.8565), Izidro (95-971.4242), Rosimery (95-626.1985). Bloco de granito gigante (60 metros de diâmetro e 35 metros de altura), às margens do rio Parimé. Pinturas e inscrições rupestres pré-colombianas -alguns acreditam ser caracteres fenícios de 2.500 anos.
ATIVIDADES
Esportes náuticos No lago Caracaranã. Com perímetro de 5,8 km de profundidade de 2 a 5 m, é circundado por belas praias de areias finas com cajueiros nativos. De outubro a abril é bom para a prática de canoagem, windsurfe, mergulho, pesca esportiva, entre outros esportes náuticos. Tem bares, restaurantes, área de camping e lazer. O lago fica a 170 km de Boa Vista, e o acesso pela BR-401.
Escalada e trekking do Monte Roraima Para avistar ou escalar o monte é preciso atravessar a fronteira para a Venezuela. De Boa Vista, parte-se de helicóptero ou avião pequeno para fazer sobrevôos. Da cidade de Santa Elena de Uiáren, na Venezuela, parte-se de carro para fazer as caminhadas, com guias. o monte desponta na selva com 2.875 m de altura, 14 km de extensão e 7 km de largura. O lado brasileiro tem paredão de 600 m. No platô de arenito (40 km2), o tempo e o vento esculpiram bichos nas rochas e criaram fendas e abismos. Para vôos, contate a Taxi Sunshine em Boa Vista (tel. 95-224.8712). Para ir até Santa Elena de Uiáren, pegue o ônibus em Boa Vista. Chegando lá, contrate um guia, que o conduzirá em veículo 4x4 até Paraytepui, numa viagem de 2h pelo Parque Nacional Gran Sabana. Em Paraytepui, começa a trilha de dois a três dias até o topo do monte; é possível contratar carregadores. Guias bilíngües nas agências de Santa Elena: Roraima Tour (5888-951 030), Pan/Sur Expeditions (5888-951 411) e Ruta Salvage (5888-95 134). Toda viagem deve ser programada dez dias antes e com reserva em dinheiro de 50%.
Canoagem e rafting As corredeiras do Bem-Querer são um bom local para a prática de canoagem e "rafting" e, nas imediações, há locais com pinturas rupestres. As corredeiras ficam a 125 km, em Caracaí. Infs. e aluguel de equipamentos no local.
COMPRAR
Cestos de cipó e palha de buriti, figuras de índios e garimpeiros em balata (látex) e bonecos de palha no Centro de Artesanato, r. Floriano Peixoto, 192, tel. (95) 623.1615 (seg-sáb 8h-18h).

BUSCA RÁPIDA DE SERVIÇOS