Patê de fígado de vitela

500 g de fígado de vitela em pedaços
1 cebola em pedaços
4 ovos
2 fatias de pão embebidas no leite
1 xícara de manteiga ou margarina
1 colher (café) de noz-moscada ralada na hora
1 1/2 colher (sopa) de molho inglês
3 pimentas-malaguetas
100 ml de whisky
sal

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em uma fôrma de bolo inglês (com capacidade de 700 g) untada com manteiga ou margarina. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, e asse em banho-maria de água fervente por aproximadamente 45 minutos ou até que, enfiando uma faca, ela saia limpa. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

Para 10 a 12 pessoas


Terrine Anette

500 g de carne de vitela em tiras finas
500 g de carne de porco em tiras finas
2 xícaras de vinho branco
folhas de louro e tomilho
sal e pimenta-do-reino

500 g de fígado de galinha em pedaços pequenos
500 g de carne de lingüiça sem pimenta em pedaços
4 pãezinhos embebidos no leite
2 ovos
1 xícara de conhaque
2 pacotes de toicinho defumado

De véspera, coloque as carnes de vitela e de porco em uma vasilha com o vinho branco, o louro, o tomilho, sal e pimenta-do-reino. Deixe na geladeira. Misture o fígado de galinha, a carne da lingüiça, o pão, os ovos e o conhaque. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe na geladeira até o dia seguinte.

Forre uma fôrma de bolo inglês (com capacidade para 2 kg) com fatias de toicinho. Espalhe uma parte da mistura de fígado de galinha e sobreponha as tiras de porco e vitela. Coloque mais uma camada da mistura de fígado e outra de tirinhas de carne. Termine com a mistura de figado. Cubra com folhas de louro e galhos de tomilho. Por último, coloque o restante das fatias de toicinho.

Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, e asse em banho-maria de água fervente por aproximadamente 2 horas ou até que, enfiando uma faca, ela saia limpa. Depois de pronto, cubra a fôrma e coloque um peso sobre ela. Desenforme no dia seguinte.

Para 20 pessoas


Pâté en croûte

Para a massa

1 kg de farinha de trigo
500 g de manteiga em temperatura ambiente
4 gemas
1 colher (chá) de sal
1 xícara de água

Para o recheio

500 g de fígado de galinha limpo
300 g de lombo de porco em tiras
1 cebola grande em pedaços
1 cenoura em pedaços
1 xícara de conhaque
2 folhas de louro
1 galho de tomilho fresco
sal e pimenta-do-reino
250 g de toicinho fresco
4 fatias de pão de fôrma sem casca
2 ovos
2/3 de xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de pimenta-verde (opcional)

Prepare o recheio: em uma tigela, junte o fígado de galinha, o lombo, a cebola e a cenoura. Acrescente o conhaque, o louro e o tomilho. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe marinar por mais ou menos 4 horas. Passe o toicinho no moedor de carne ou no processador de alimentos. Reserve. Passe no moedor ou no processador todos os ingredientes da marinada e o pão de forma. Em uma vasilha, misture o toicinho, os ingredientes moídos, os ovos e a farinha de trigo. Misture bem. Se desejar, acrescente a pimenta-verde.

Prepare a massa: misture a farinha, a manteiga, as gemas e o sal. Amasse com as mãos. Acrescente a água aos poucos e misture. Faça uma bola. Abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Coloque o recheio. Feche a massa e faça um pequeno furo para escapar o vapor. Pincele com um ovo. Coloque o patê em uma fôrma própria para pâté en croûte e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por aproximadamente 1 hora. Para saber quando o patê está pronto, o truque é introduzir um espetinho de metal no furo da massa; se ele sair quente, retire o patê do forno.

Para 12 a 15 pessoas


Compota de passas e cebolinhas

500 g de cebolinhas para picles
300 ml de água
4 colheres (sopa) de vinagre
3 colheres (sopa) de azeite
50 g de açúcar
3 colheres (sopa) de purê de tomate
80 g de passas brancas
1 maço de cheiro-verde
sal e pimenta-do-reino

Junte todos os ingredientes, menos o sal e a pimenta-do-reino, e leve ao fogo. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até as cebolinhas ficarem macias. Retire o maço de cheiro-verde e tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva acompanhado de um patê ou de aves.


Geléia de pimentão

10 pimentões vermelhos
1 xícara de vinagre de vinho branco
2 1/2 xícaras de açúcar

Retire a pele e as sementes do pimentão. Corte-o em quadrados e deixe descansar em uma vasilha por 4 horas. Escorra e reserve o suco. Bata o pimentão no liquidificador ou no processador de alimentos, rapidamente, para não virar um purê. Leve ao fogo com o vinagre, o açúcar e o suco reservado. Quando ferver, abaixe o fogo. Cozinhe, mexendo sempre, até dar o ponto de geléia ou a mistura desprender do fundo da panela.


Chutney de tomate

1 cabeça de alho picada
1 pedaço de gengibre de 6 cm picado
1/2 litro de vinagre branco
2 kg de tomate sem pele e sem sementes picados
400 g de açúcar cristal
3 colheres (chá) de sal
1 pitada de pimenta calabresa
4 colheres (sopa) de passas claras
4 colheres (sopa) de amêndoas sem pele picadas

Bata no liquidificador o alho, o gengibre e 1 xícara de vinagre. Reserve. Numa panela de fundo largo coloque a pasta de alho e gengibre, o tomate, o vinagre restante, o açúcar, o sal e a pimenta calabresa. Deixe ferver em fogo baixo, com a panela tampada, por 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando. No final, acrescente as passas e as amêndoas e deixe cozinhar por mais 5 minutos, até dar o ponto de geléia ou a mistura desprender do fundo da panela.

INDEX