charlô of course


Receitas

Jantar

Salada melangée de verdes
com figos, bresaola e croûtons

Folhado de brie e damasco

Salmão poché

Molho de maracujá

Molho de Curry

Tian de filé-mignon
com escarola e cenourinhas

Gâteau de batatas e alho&-poró

Arroz egípcio

Sobremesas

Merengue de café

Torta de pera

o motorista da Kombi

18h. Agora não há mais nada a fazer a não ser esperar. Assumo meu posto no banco dianteiro da Kombi. A mão pousada sobre a chave da ignição e o pé direito esperto, sobrevoando o acelerador. Na hora H não vou ser eu a atrasar a coisa toda.

18h10. A festa na casa de Dona Carlota começa às 19h. Está tudo pronto. Cada guardanapo dobrado. Cada gravata em seu colarinho. Cada azeitona devidamente estacionada sobre seu canapé. Cada bolha de champanhe pronta para sair pelo gargalo...

18h15. A Kombi já foi carregada. A copeira e os garçons tomaram seus lugares lá atrás, na classe econômica. Os cintos estão apertados. O tanque cheio. 45 litros. Gasolina Super. Pneus calibrados: 30 na frente, 33 atrás... Odeio esperar.

18h20. Tudo pronto. E o relógio avança: 18h30... Mas não eram 18h há apenas cinco minutos?

18h35. Daqui do posto de comando da Kombi dá para ver o Charlô no balcão, olhando ansioso para o aparelho de telefone. Já conferiu todos os itens pelo menos dez vezes. Agora fica com esse ar perdido atrás dos óculos. Os dedos nervosos batendo ao lado do telefone.

18h40. O silêncio é mortal. Só ouço o tique-taque do relógio de bolso do garçom. Já mandei ele engolir o relógio. Continuo com a mão pousada na chave da ignição. Faço a minha parte. Todo mundo, aliás, fez a sua parte. Cozinheiros, copeiros, garçons... Menos Dona Carlota!

18h45. Dona Carlota é uma madame previdente. Encomendou o buffet com um mês de antecedência. 50 pessoas. Jantar com entrada, salada, prato principal e sobremesa. Champanhe francês e vinho de categoria. Guaraná para as crianças. Deixou tudo bem claro. E, muito simpática, não ligou mais para ficar cobrando, como todo mundo faz... E já faz um mês que o Charlô espera esse telefonema...

18h55. Cliente bacana, a Dona Carlota. Explicou o motivo ­ bodas de prata ­, deu o dia certo ­ hoje ­ e a hora exata ­19h. Fez tudo direitinho, a madame. Só esqueceu de um detalhe, pra mim o principal: custava ter dado o endereço, Dona Carlota?!

Triiimmmm!! O telefone!

­ ³Alô? Olá, Dona Carlota, como vai?... Sim... Claro, claro... tudo pronto, conforme o combinado. A Kombi já está chegando aí, não se preocupe... De nada... Ah, sim, só uma coisinha... A senhora poderia me confirmar o endereço, por favor... é para o mailing, sabe... Rua Peixoto Gomide... número?... OK, muito obrigado... A Kombi já saiu faz tempo, deve estar chegando agora, neste minuto...

18h55. Largaram! A Kombi do buffet faz uma largada sensacional! Ultrapassa por fora o Monza de Prost e o Chevette de Mansel! Recebe uma fechada do ônibus da CMTC. Escapa pelo acostamento! Fantástico! Pega um vácuo no caminhão de lixo. Atravessa a tempo o sinal amarelo ­ acelera, Ayrton! ­, desvia do Fiat retardatário e chega ao viaduto em primeiro lugar... É com você, Reginaldo!...

Nada como um pouco de emoção e aventura. É por isso que eu gosto do meu serviço!

D. Carlota até hoje não sabe que quase ficou sem festa !! Ficou encantada com o serviço e com a ";nossa organizaçã", estava tudo tão pronto que praticamente as copeiras podiam descer da kombi servindo os canapés. Mal sabia ela que aquela era nossa terceira festa... Depois desse dia nunca mais deixamos de anotar um endereço ou telefone, hoje fazemos até quatro festas por dia, sem o menor problema.

INDEX