charl™ of course


DBA

DBA Dórea Books and Art
A DBA Dórea Books and Art é uma editora que imprime o conceito-arte aos livros que edita. Desde a escolha dos temas ­ arte, ecologia, esportes, cozinha, comportamento, resgate histórico, etc. ­ aos textos, edição, direção de arte, impressão e acabamento: qualidade é sua linha-mestra.

Jornalistas-escritores como Ignácio de Loyola Brandão, Marcos Rey, Carlos Moraes e Helena Katz; fotógrafos de peso como Romulo Fialdini, Claudio Edinger, Tuca Reinés, Cristiano Mascaro e conceituados artistas gráficos como Kiko Farkas, Victor Burton, Miran e Ucho Carvalho são alguns dos nomes que fazem parte de sua lista de colaboradores.

Atuando há mais de dez anos no mercado editorial, há cinco anos o editor Alexandre Dórea Ribeiro criou a DBA. Preservar e divulgar a cultura era ­ e continua sendo ­ uma de suas diretrizes básicas. Nesses cinco anos de muito trabalho, inúmeros foram os livros editados pela DBA, numa bem sintonizada parceria com empresários que sempre acreditaram que associar o nome de suas empresas a projetos culturais é a forma mais eficiente de fortalecimento de imagem.

Foram lançados pela DBA em 1995: A Embaixada do Brasil em Londres; MAM ­ Museu de Arte Moderna de São Paulo, texto assinado por Vera d¹Horta; Itaú ­ 50 Anos, livro comemorativo escrito pelo jornalista Ignácio de Loyola Brandão; Colégio Emilie de Villeneuve, os 40 anos da escola; Rego e o Imaginário da Umbanda, livro escrito por Paulo de Oliveira e Gercilga de Almeida; Santa Catarina ­ 90 Anos de História, que retrata a saga de um dos mais tradicionais hospitais do país e VINHOS ­ A Arte da França, a Viticultura no Brasil, patrocinado pelo BFB ­ Banco Francês e Brasileiro e assinado pelo jornalista Mauro Marcelo Alves. No departamento de artes gráficas, foram criadas agendas para o Banco de Boston, a BM&F e um calendário de mesa para a Sadia.

Em 1996, a DBA lançou os ensaios fotográficos Bob Wolfenson ­ Jardim da Luz e Luzes da Cidade, de Cristiano Mascaro; e Um Futuro Transparente ­ Santa Marina 100 anos para a Companhia Vidraria Santa Marina, texto assinado por Ignácio de Loyola Brandão; e estará lançando, ainda no primeiro semestre: Corinthians ­ Paixão e Glória, escrito pelo jornalista Juca Kfouri e Palmeiras ­ Eterna Academia, assinado por Alberto Helena Jr.; e mais três livros comemorativos: para o Colégio Pueri Domus, para a Brinks e para a empresa Romi, de Santa Barbara d¹Oeste. Na pauta de agosto, Carnaval, ensaio fotográfico de Claudio Edinger, com lançamento previsto para a Bienal de Fotografia de Curitiba; e Charlô, of course, histórias e receitas deste festejado restauranteur, com lançamento previsto para a Bienal do Livro.


APRESENTAÇÃO

INDEX