charl™ of course


DAKO

16 de novembro de 1935. Naquele longínquo dia de primavera, seu Joá ­ Joaquim Gabriel Penteado ­ comprava por módicos 400 contos de réis uma fábrica de sinônimo de qualidade, compromisso e fidelidade aos consumidores.

A Dako é do tempo em que as longas noites de inverno eram passadas ao redor do fogão à lenha, que aquecia a cozinha de onde saíam quitutes de dar água na boca. É também da Dako o fogão Piloto, a carvão, de dupla combustão, reconhecido por sua durabilidade ­ uma modernidade para os anos 40.

Como estar à frente de seu tempo e procurar soluções criativas para seus clientes sempre foi marca registrada Dako, seguiram-se o modelo com dois fornos elétricos e bifeteria, uma novidade que foi coqueluche nas cozinhas dos anos 50; o Pinga-pinga, versão brasileira do modelo a querosene; e o Palace Hotel, considerado até hoje o melhor forno brasileiro.

E chegamos à era dos fogões a gás. Lançamos novos modelos, alargamos nossas fronteiras ­ somos hoje a maior indústria de fogões a gás do Brasil e da América Latina. Acompanhamos de perto todos os momentos que modificaram a vida e a comida dos brasileiros, sempre atentos à qualidade, segurança, eficiência e durabilidade de nossos produtos. Nesses 60 anos produzimos mais de 15 milhões de fogões, que levaram sabor e alegria para milhares de lares.

Foi em um de nossos fogões que Carlô Whately aprendeu a cozinhar. Foi em um desses muitos modelos que Charlô apurou o ponto exato de um molho pardo ou descobriu o segredo das perdizes assadas no mel que costumava comer em criança. Em um Dako., Charlô criou seu primeiro patê, que o levou a abrir seu primeiro negócio, que o levou a crescer. E hoje, é um prazer para a Dako participar do lançamento do livro Charlô, of course e compartilhar esse sucesso que nasceu ao pé do fogão... Dako.

INDEX