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Opel coloca mais uma Zafira, bem mais moderna, à
frente da nacional |
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A
Chevrolet Zafira produzida no Brasil amanheceu um
pouco mais defasada hoje: é que a Opel alemã,
responsável pelo projeto da minivan em 1999,
apresentou sua terceira geração, duas à frente do
modelo nacional (veja a segunda).
Chamada de Zafira Tourer como o
conceito
mostrado em março em Genebra, ela estreia em
setembro no Salão de Frankfurt com desenho mais
moderno, inspirado no sedã
Insignia, e
novidades como os bancos individuais na segunda fila
que podem ser rebatidos ou movidos de forma
independente. Se o banco central for rebatido para
se tornar um apoio de braço, os laterais obtêm um
curso longitudinal de 28 cm para ampliar o espaço
para as pernas. |
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A
nova Zafira tem 2,76 metros entre eixos, 57 mm mais
que a anterior, e bitolas bem mais largas. A
capacidade de bagagem cresceu para 710 litros, com
cinco lugares em uso, e 1.860 litros com dois
lugares. No para-choque traseiro, um suporte
integrado para bicicletas aparece só quando
desejado. De início serão oferecidos o motor turbo a
gasolina de 1,4 litro, com 120 ou 140 cv, e o
turbodiesel de 2,0 litros com 110, 130 ou 165 cv.
Versões a gás natural e GLP, assim como uma
esportiva e mais potente, vêm mais tarde. |
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A
suspensão pode ter controle eletrônico de
amortecimento, com três programas de uso, e há
recursos avançados de segurança: controlador de
velocidade e da distância até o tráfego à frente
(incluindo atuação automática de freios), alertas
para evasão da faixa de rolamento e para veículo em
ponto cego, câmera traseira para manobras e ajuste
automático do facho dos faróis bi-xenônio conforme
haja ou não veículos próximos. A marca inglesa
Vauxhall acompanha a renovação com o modelo mostrado
acima à esquerda.
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