Porsche 918 Spyder: híbrido com motor V8 supera
Carrera GT em Nürburgring |
A
Porsche tem levado a sério a propulsão híbrida como
forma de atender aos severos limites de emissão de
CO2 (gás carbônico, que contribui para o aquecimento
global) previstos para a Europa. No mesmo Salão de
Genebra onde aparecem o
Cayenne Hybrid de produção e o carro de corridas
911 GT3 R
Hybrid, surge um modelo esporte conceitual muito
charmoso, o 918 Spyder. Aberto, com dois lugares e
linhas típicas de um Porsche com motor
central-traseiro, o 918 combina um V8 a gasolina de
alta rotação a dois motores elétricos, um para cada
eixo. O motor a combustão, de apenas 3,4 litros e
derivado do que equipa o RS Spyder de competição,
produz potência de mais de 500 cv e alcança 9.200
rpm. Os elétricos somam 218 cv, o que deixa o
esportivo com mais de 700 cv quando os três operam
juntos e permite o excelente consumo médio de 33,3
km/l. |
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A
caixa manual
automatizada PDK, com sete marchas e
dupla embreagem,
atende ao V8 e transmite às rodas traseiras,
enquanto os elétricos usam transmissão direta, sem
marchas. As baterias de íon de lítio, montadas atrás
dos ocupantes, podem ser recarregadas também em
fonte externa para evitar consumo de gasolina nessa
tarefa. O 918 admite quatro modos de uso: E-Drive,
apenas elétrico, que tem autonomia de 25 km; Hybrid,
que combina os três motores com foco na economia;
Sport Hybrid, em que os três atuam com ênfase no
desempenho e com maior torque enviado às rodas
traseiras; e Race Hybrid, com foco total na
potência, o que inclui um acréscimo para
ultrapassagens por meio de maior esforço dos motores
elétricos. |
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Dotado de fibra de carbono na estrutura e de farto
uso de alumínio e magnésio, o 918 ficou com o peso
moderado de 1.490 kg. Isso contribui para a
aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, enquanto
a máxima de 320 km/h garantiria boa posição entre os
supercarros. Não menos importante, seu tempo de
volta no anel norte (Nordschleife) de Nürburgring,
7min30s, teria superado o do
Carrera GT,
o esportivo de 612 cv que a Porsche apresentou como
conceito em 2000 e colocou nas ruas três anos
depois. Acontecerá o mesmo com o 918? |
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