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Porsche 918 Spyder: híbrido com motor V8 supera Carrera GT em Nürburgring

Salão de GenebraA Porsche tem levado a sério a propulsão híbrida como forma de atender aos severos limites de emissão de CO2 (gás carbônico, que contribui para o aquecimento global) previstos para a Europa. No mesmo Salão de Genebra onde aparecem o Cayenne Hybrid de produção e o carro de corridas 911 GT3 R Hybrid, surge um modelo esporte conceitual muito charmoso, o 918 Spyder. Aberto, com dois lugares e linhas típicas de um Porsche com motor central-traseiro, o 918 combina um V8 a gasolina de alta rotação a dois motores elétricos, um para cada eixo. O motor a combustão, de apenas 3,4 litros e derivado do que equipa o RS Spyder de competição, produz potência de mais de 500 cv e alcança 9.200 rpm. Os elétricos somam 218 cv, o que deixa o esportivo com mais de 700 cv quando os três operam juntos e permite o excelente consumo médio de 33,3 km/l.

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A caixa manual automatizada PDK, com sete marchas e dupla embreagem, atende ao V8 e transmite às rodas traseiras, enquanto os elétricos usam transmissão direta, sem marchas. As baterias de íon de lítio, montadas atrás dos ocupantes, podem ser recarregadas também em fonte externa para evitar consumo de gasolina nessa tarefa. O 918 admite quatro modos de uso: E-Drive, apenas elétrico, que tem autonomia de 25 km; Hybrid, que combina os três motores com foco na economia; Sport Hybrid, em que os três atuam com ênfase no desempenho e com maior torque enviado às rodas traseiras; e Race Hybrid, com foco total na potência, o que inclui um acréscimo para ultrapassagens por meio de maior esforço dos motores elétricos.

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Dotado de fibra de carbono na estrutura e de farto uso de alumínio e magnésio, o 918 ficou com o peso moderado de 1.490 kg. Isso contribui para a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, enquanto a máxima de 320 km/h garantiria boa posição entre os supercarros. Não menos importante, seu tempo de volta no anel norte (Nordschleife) de Nürburgring, 7min30s, teria superado o do Carrera GT, o esportivo de 612 cv que a Porsche apresentou como conceito em 2000 e colocou nas ruas três anos depois. Acontecerá o mesmo com o 918?

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Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação - Data de publicação: 2/3/10

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