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Comentário técnico
Produzido pela Detroit Diesel paranaense, o motor diesel do Dakota é conceitualmente similar ao dos concorrentes diretos S10 (considerado o motor Maxion, que logo será substituído por um MWM 2,8-litros) e Ranger, com comando de válvulas lateral, cabeçote de alumínio com pré-câmara e turbocompressor. A exemplo do Ford, utiliza intercooler para uma maior admissão de ar pelo motor.

Diferencial autobloqueante facilita condução em terrenos de baixa aderência e diminui a possibilidade de atolar o picape

A grande novidade do Dakota é o gerenciamento eletrônico de injeção de combustível, pela primeira vez num picape a diesel. O sistema controla funções como marcha-lenta, injeção de combustível, pressão do turbo, ciclagem do compressor de ar-condicionado e dos ventiladores do sistema de arrefecimento e recirculação dos gases de escapamento. Se ocorrer alguma falha no funcionamento, ficará armazenada na memória do sistema, podendo ser detectada posteriormente por análise eletrônica, como nos motores do ciclo Otto (a gasolina e álcool) de hoje.

O acelerador utiliza sensores eletrônicos, eliminando o cabo. A versão turbodiesel também introduziu na linha o diferencial de deslizamento limitado, ou autobloqueante (saiba como funciona). Como nos rivais, o acionamento da embreagem é hidráulico, garantindo menor esforço e preservação dessa qualidade por longo tempo, pois não utiliza cabo.

Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no bloco, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 92 x 94 mm. Cilindrada: 2.499 cm3. Taxa de compressão: 21:1. Potência máxima: 115 cv a 3.900 rpm. Torque máximo: 30,6 kgf.m a 2.000 rpm. Turbocompressor, intercooler, bomba injetora de controle eletrônico.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração traseira. Relações: 1) 3,83; 2) 2,33; 3) 1,44; 4) 1,00; 5) 0,79; ré, 4,22; diferencial, ND. Regime a 120 km/h em 5a.: ND.

FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 287 mm ¢; traseiros a tambor, 254 mm ¢; antitravamento nas rodas traseiras.

DIREÇÃO - de esferas recirculantes; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,9 m.

SUSPENSÃO - dianteira, independente, barras de torção longitudinais, braços transversais, estabilizador; traseira, eixo rígido, feixe de molas, estabilizador.

RODAS - 7 x 15 pol.; pneus, 235/75 R 15.

DIMENSÕES - comprimento, 4,98 m; largura, 1,82 m; altura, 1,74 m; entre-eixos, 2,84 m; bitola dianteira, 1,544 m; bitola traseira, 1,562 m; capacidade do tanque, 83 l; caçamba, 1.327 l; capacidade de carga, 1.000 kg; peso, 1.785 kg.

Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 150 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 15,9 s.
CONSUMO - em cidade, 8,3 km/l; em estrada, 12,5 km/l.
Dados do fabricante. ND = não disponível
Garantia e assistência
Garantia, 2 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 26; informações de fábrica, (011) 3043-7910.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2000; pneus, Goodyear Wrangler RT/S; quilometragem inicial, 10.800 km.

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