Best Cars Web Site
Supercarros

Inspiração aeronáutica

Clique para ampliar a imagem

A Saab relembra suas origens com o Aero X, um cupê
com soluções da aviação e motor V6 biturbo de 400 cv

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

O nome Saab é na verdade uma sigla: significa Svenska Aeroplan Aktiebolaget, ou Companhia Aeronáutica Sueca Ltda. A empresa começou pelos aviões, em 1937, para só 10 anos depois passar aos automóveis. Como se quisesse nos lembrar desses primórdios, a marca levou ao Salão de Genebra o conceito Aero X, um carro com soluções inspiradas em aeronaves.

Embora pareça, quando fechado, apenas mais um cupê esporte de dois lugares e linhas avançadas, ele se transforma quando aberto: a seção que abrange o teto, as portas e o pára-brisa se ergue, como em um avião de caça. Como as portas fazem parte do conjunto, não existem colunas dianteiras, o que garante visibilidade irrestrita de 180 graus à frente. O pára-brisa é do tipo hidrofóbico, que repele a água e dispensa limpadores; o vidro do teto absorve os raios ultravioleta. Do posto do motorista não se vêem instrumentos: só projeções em três dimensões em uma lente acrílica. E toda a iluminação externa e interna baseia-se em LEDs.

O Aero X surpreende também na mecânica: usa um motor V6 a álcool com dois turbocompressores de geometria variável e injeção direta, que desenvolve 400 cv. Carroceria de fibra de carbono, câmbio manual automatizado de sete marchas, suspensão com controle eletrônico, tração integral e grandes rodas (22 pol à frente, 23 atrás) fazem parte do conjunto. O desempenho estimado é de supercarro: 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, máxima de 250 km/h.

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 1/3/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados