Best Cars Web Site
Supercarros

Duelo de gigantes

Clique para ampliar a imagem

Grandes, luxuosos e potentes, os utilitários esporte Escalade
e Navigator contrariam os puristas das marcas Cadillac e Lincoln

Texto: Jackson Liu - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Faróis autodirecionais, lanternas com LEDs e outros detalhes conferem ar moderno ao novo Escalade, que segue o atual padrão de linhas angulosas da Cadillac

Em um mercado dominado por picapes e utilitários esporte, como o dos Estados Unidos, nada mais natural do que as divisões de carros de luxo das duas maiores companhias americanas se esforçarem em revitalizar seus representantes nessa classe. O Cadillac Escalade e o Lincoln Navigator disputam a preferência do consumidor que deseja um legítimo utilitário esporte de grande porte, com produção local, mas que quer sair da mesmice entre o Chevrolet Tahoe e o Ford Expedition, partindo para modelos de alto luxo.

Após o impacto inicial na época de seus lançamentos, atualmente os dois veículos são essenciais para essas marcas, tradicionais em construir grandes sedãs de luxo. Além disso, ganharam o respeito e o prestígio do consumidor americano, que muitas vezes, em vez de ter um europeu ou japonês como objeto de desejo, volta-se novamente para as marcas compatriotas. Hoje em dia já não é mais considerado estranho marcas com tradições em outros setores se renderem ao mercado dourado dos utilitários esporte nos EUA. Volkswagen, Audi, BMW e até Porsche comprovam isso.

O Escalade foi introduzido ao mercado em 1999, com carroceria baseada na do Chevrolet Tahoe e motor V8 de 5,7 litros com potência de 255 cv. Visualmente, apresentava-se muito parecido ao Tahoe, mas com faróis e grade diferenciados. Sofreu uma reestilização em 2002, com um novo desenho que muito fez sucesso e se tornou ícone por ser a escolha de muitos jogadores de basquete e rappers nos EUA. O motor passou para um V8 de 5,3 litros/285 cv ou 6,0 litros/345 cv.

O novo Escalade, mais uma vez construído na plataforma do Tahoe, apresenta-se com estilo renovado, mas que ainda remete muito à versão que ele sucede. A General Motors aparentemente aprimorou um desenho consagrado, o que não representa um demérito, já que continua sua presença imponente. A GM mostra que quer manter a popularidade conquistada com a versão anterior. "Uma olhada e não se terá dúvidas de que se trata de um Escalade", diz Jim Taylor, diretor geral da Cadillac.

A tendência da verticalização das linhas da marca se confirma no novo utilitário esporte. Tanto os faróis quanto as lanternas têm perfil alongado, acentuando sua imponência e conferindo uma aparência refinada. O novo desenho foi responsável também pela diminuição do coeficiente aerodinâmico (Cx), que é de 0,363, o melhor da categoria. A nova carroceria incorpora elementos do carro-conceito Cadillac Sixteen, o que pode ser notado nos detalhes da grade, nas saídas de ar dos pára-lamas dianteiros e nos cromados ao longo do veículo. Traz também lanternas traseiras compostas por LEDs, faróis com facho direcional nas curvas e opções de rodas de 18 até 22 pol. Continua

Supercarros - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 2/5/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados