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Supercarros

Fusão de conceitos

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Com o C-Métisse, um quatro-portas com classe de cupê e
propulsão híbrida, a Citroën propõe uma eficiente combinação

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
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O charme de um cupê esporte, o conforto de um amplo sedã e a consciência ecológica da propulsão híbrida: esse é o trinômio que a Citroën buscou com o C-Métisse, conceito a ser apresentado no Salão de Paris. O nome, muito apropriado, significa em francês a fusão de diferentes elementos.

O carro é longo (4,74 metros) e largo (2 m), com um enorme entreeixos (3 m), mas bastante baixo (1,24 m). Os faróis, compostos por LEDs, e as lanternas traseiras são ousados como toda a carroceria, em que os vidros laterais traseiros destacam os "músculos" dos pára-lamas. A abertura das portas de modo inusitado (veja foto) dá acesso a um interior com quatro lugares, finamente revestido em couro branco.

O cubo central do volante, fixo, traz comandos para áudio, computador de bordo e os controles principais do carro. Também à mão estão as hastes para mudanças de marcha, enquanto o botão de partida surge no console de teto, para dar a sensação de estar num avião. O motorista ajusta facilmente sua posição, com o encosto de cabeça preso ao teto e pedais reguláveis. Cada passageiro tem o próprio ajuste do ar-condicionado.

A propulsão híbrida do C-Métisse combina um potente motor V6 turbodiesel, de 208 cv, a dois elétricos, um em cada roda traseira, que fornecem 40,8 m.kgf de torque adicional. No uso urbano o carro pode usar apenas os elétricos por até 3 km a 30 km/h, sem ruídos ou emissões poluentes. Em rodovias, o motor a diesel consegue média de 15,4 km/l. Quando se requer máximo desempenho, o elétrico e o V6 associam-se para acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e chegar a 250 km/h.

Nessas condições o carro funciona com tração integral, que também é acionada quando ocorre perda de aderência com apenas duas rodas motrizes. O câmbio automático possui seis marchas e, apesar do tamanho e da complexa mecânica, o peso fica em moderados 1.400 kg, para o que concorre a carroceria em fibra de carbono.

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Data de publicação: 6/9/06

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