Fortalecido e certificado

Clique para ampliar a imagem

A versão Super Sport do Bugatti Veyron, com motor W16 modificado
para 1.200 cv, estreia já com o recorde de mais veloz: 431 km/h

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Em meio a ameaças de outros supercarros, o Bugatti Veyron reafirmou-se como o automóvel de produção mais veloz do mundo ao alcançar 431,072 km/h na pista da Volkswagen em Ehra-Lessien, perto da sede da empresa-mãe em Wolfsburg.

O feito coube à nova versão Super Sport, que precisou de 200 cv adicionais aos 1.001 do modelo conhecido para elevar a velocidade àquele patamar. Para obter 1.200 cv e um torque gigantesco de 153 m.kgf, o motor W16 de 8,0 litros recebeu novos turbocompressores (são quatro) e resfriadores de ar. Para lidar com o maior desempenho houve alterações também na calibração de molas, amortecedores e estabilizadores, na aerodinâmica e na carroceria, que agora usa compósitos de fibra de carbono em diversos componentes. Há opção de receber o Veyron com o acabamento natural desse material.

O piloto Pierre Henri Raphanel foi quem levou o Super Sport à nova marca, obtida na presença de representantes da Agência Alemã de Inspeção Técnica (TÜV) e do Guinness, o livro dos recordes. O critério para medição exige que o carro rode nos dois sentidos opostos (sul-norte e vice-versa) dentro de 60 minutos, não podendo ser tocado por ninguém nesse período além do piloto. O Veyron alcançou 427,933 km/h em uma direção e 434,211 na oposta, o que leva à média de 431,072 km/h.

Contudo, quem levar um Super Sport para casa deverá se contentar com "apenas" 415 km/h, medida de proteção para os pneus.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
 

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 5/7/10

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade