Best Cars Web Site
Supercarros

Para qualquer atividade

Clique para ampliar a imagem

O xActivity, utilitário esporte conceitual da BMW para
Detroit, antecipa com toques de originalidade o futuro X3

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Como tem sido habitual em diversos fabricantes, a BMW revelou um veículo de conceito que antecipa um de seus próximos lançamentos: o utilitário esporte X3, de segmento inferior ao do X5. O estudo, denominado xActivity, será mostrado a partir de 5 de janeiro no Salão de Detroit.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

O estilo segue as novas tendências da marca, mas a solução do teto inova: sem
as colunas centrais e com ampla abertura superior, a sensação é quase de conversível

O estilo segue a tendência de formas côncavas e convexas que o chefe da área, Chris Bangle, já estreou no Série 7 e no Z4. O destaque está nos arcos do teto, que ligam a coluna dianteira (A) à traseira (D) sem a necessidade de colunas centrais B e C. Com um amplo teto solar e um vidro traseiro que avança sobre a capota, o xActivity combina o formato de um utilitário fechado à descontração de um conversível.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Praticidade: ao abrir a tampa traseira, articulada embaixo, o plano de carga desloca-se
para fora, facilitando a colocação e retirada. As rodas de 18 pol usam largos pneus

A pintura especial parece bronze, azul-cinzento ou verde de acordo com a incidência de luz. Por dentro, além do acabamento que utiliza neoprene, são interessantes os bancos de "materiais inteligentes", sem regulagens: sua forma ajusta-se automaticamente à do corpo, através da pressão exercida sobre o material. Aberta a tampa do porta-malas, a base de carga move-se para fora, de modo a facilitar a colocação e remoção da carga.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

No interior, acabamento com neoprene e a novidade dos bancos inteligentes: como
se amoldam ao formato do corpo dos ocupantes, não foi preciso dotá-los de regulagens

O motor do xActivity é o conhecido seis-cilindros de 3,0 litros e 231 cv, utilizado nas Séries 3 e 5 e no X5, que transmite potência às quatro rodas por um câmbio manual. Para garantir a melhor aderência, o controle de tração permite distribuir o torque individualmente a cada roda. Os pneus são esportivos 245/45 à frente e 275/40 na traseira, em rodas de 18 pol -- mas essas medidas, assim como outras características originais do conceito, não devem se repetir no X3 de produção.

Página principal - e-mail

Data de publicação deste artigo: 21/12/02

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados