Best Cars Web Site
Supercarros

Tamanho não é (mesmo) documento

Os hot hatches, esportivos de três portas, já despejam
mais de 200 cv e pouco lembram as versões comportadas

Texto: Thiago Mariz - Edição: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Alfa 147 GTA: linhas inspiradas e motor V6 de 3,2 litros, que transmite 250 cv às rodas dianteiras

Desde que a Volkswagen apresentou, no Salão de Frankfurt de 1975, uma proposta de versão esportiva para o Golf de primeira geração (leia história), os carros pequenos e médio-pequenos nunca mais ficaram limitados a motores anêmicos, sem emoção e voltados unicamente à economia. Os GTIs -- a sigla daquele Golf tornou-se sinônimo deste tipo de veículo -- proliferaram-se e conquistaram milhões de admiradores.

Há quem os chame pocket rockets, um trocadilho que significa "foguete de bolso" em inglês. Para outros, são os hot hatches, os hatchbacks "quentes" -- e a cada dia esquentam mais. Os recentes Ford Focus RS, VW Golf R32, Honda Civic Type-R e Alfa Romeo 147 GTA provam que um carro pode ser pequeno no tamanho e grande no desempenho.

Todos derivam de seus irmãos mais "comportados". Mas para tanto receberam profundas modificações que as transformam em legítimos esportivos -- e não apenas em carros "maquiados", a exemplo do que costuma ocorrer no Brasil. No final das contas, pouco se assemelham, em desempenho e dinamismo, a seus inspiradores.

Para chegar ao melhor resultado, os fabricantes seguem receitas diferentes. O alemão Golf vem com um motor V6 de 3,2 litros, que desenvolve 241 cv de potência a 6.250 rpm e 32 m.kgf de torque. O italiano 147 GTA também tem um V6 de 3,2 litros e 24 válvulas, que disponibiliza 250 cv a 6.200 rpm e torque de 30,6 m.kgf. Este motor é o mesmo que equipa os modelos Alfa 156 e 156 Sportwagon GTA. Continua

Supercarros - Página principal - e-mail

Data de publicação: 15/3/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados