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Que banho de loja!

Ford Focus e Chrysler Neon aparecem em versões
de conceito, com acessórios esportivos e mais de 200 cv

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Os sedãs médios Ford Focus e Chrysler Neon já concorrem nos Estados Unidos, onde são produzidos (o primeiro tem também versões européia e argentina) e ainda este ano estarão juntos no Brasil, com motores de dois litros, 16 válvulas e cerca de 130 cv. Além destas coincidências, outro elo liga os dois modelos: foram escolhidos para exibir, em recentes salões internacionais, o potencial esportivo que pode ser despertado com um bom tratamento de estilo e mecânica, baseado em componentes disponíveis no mercado de acessórios.

Rodas, pneus e pára-lamas (estes com saídas de ar) bem largos trazem agressividade ao Focus R. Traseira é "limpa", com lanternas escuras de LEDs e spoiler de teto
O primeiro desses esportivos conceituais a nascer foi o Focus R, desenvolvido pela divisão SVE (Special Vehicle Engineering, ou engenharia de veículos especiais) da matriz norte-americana no final de 1999 a partir da versão Cosworth (saiba mais). Essa derivação explica a semelhança de estilo.

O hatch três-portas recebeu pára-choques e arcos dos pára-lamas mais destacados, spoiler de teto, faróis e lanternas com lentes escuras -- as traseiras utilizam LEDs, diodos emissores de luz, em vez de lâmpadas -- e bocal de abastecimento similar aos de competição.

A cor azul do Cosworth deu lugar a um sóbrio prata, mas o fundo dos instrumentos permanece azul. O interior combina couro negro a detalhes de alumínio polido pomo do câmbio, alavanca do freio de estacionamento e no "quarto pedal" de repouso para o pé esquerdo.
Faróis também escuros e compõem o estilo deste Ford, que justifica com 220 cv o que promete na aparência. A divisão SVE trabalhou a partir da versão Cosworth elaborada na Europa
Há rodas e pneus para ninguém pôr defeito: aro 18 pol e pneus 235/40 Goodyear Eagle F1 GS-Fiorano, os mesmos projetados para o Ferrari F50. A suspensão rebaixada em 2,5 cm traz molas Eibach e amortecedores Koni, o diferencial é autobloqueante Quaife e os freios receberam discos maiores e pinças do famoso fornecedor Brembo, pintadas em azul.

O objetivo foi mesmo utilizar, na medida do possível, componentes de fabricação externa -- como poderia fazer um proprietário do Focus original. Os arcos dos pára-lamas dianteiros trazem saídas de ar que efetivamente retiram calor do compartimento do motor.
Continua

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