Best Cars Web Site
Supercarros

Pequenos e (muito) apimentados

Renault Clio e Seat Ibiza transformam-se em
esportivos de respeito com motores de mais de 170 cv

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Uma categoria praticamente extinta no Brasil -- a dos hot hatches, os hatchbacks de pequeno porte e alto desempenho -- continua fazendo a cabeça dos jovens europeus. A faixa de potência de 120 cv, que aqui teve como representante o Uno Turbo i.e., pertence ao passado. Os pocket-rockets ("foguetes de bolso") europeus, como também são conhecidos, já chegam a 180 cv!

Duas das últimas criações neste segmento vêm de empresas com ampla tradição nas pistas de competicao. A francesa Renault desenvolveu um Clio com motor de dois litros, 16 válvulas e 172 cv, enquanto a espanhola Seat, do grupo Volkswagen, emprestou o conhecido 1,8-litro turbo de 20 válvulas e 180 cv, que aqui equipa o Audi A3, para seu pequeno Ibiza. Os resultados são de dar água na boca.

Ibiza elevado à máxima potência
Detalhes sutis distingüem esta série especial de 200 unidades, derivada do Cupra de 150 cv. Mas seu motor tem 30 cv a mais
O Seat Ibiza é um carro bonitinho e de motor bem comportado, certo? Bem, mais ou menos. Quando se fala da série especial Cupra R, apresentada no recente Salão de Birmingham (leia cobertura), o "bonitinho" assume ar de supercarro e o "comportado" perde totalmente o sentido.

A exemplo da Renault, a marca espanhola criou uma divisão Sport para seus veículos mais apimentados. O slogan Seat, auto emoción cai como uma luva para este Ibiza com motor turbo de 20 válvulas e 180 cv, fruto da experiência da marca em competições. Nos últimos seis anos, a Seat faturou três títulos na categoria dois-litros, com o Ibiza Kit Car, e o Cordoba World Rally Car (WRC) foi ao pódio várias vezes.
O propulsor é o mesmo 1,8-litro
com 20 válvulas e turbocompressor que
equipa nosso Audi A3 mais potente,
mas o resto do conjunto vai
mais longe: rodas OZ de 16 pol,
pneus 205/45 e freios dianteiros
com enormes discos e pinças Brembo
O Cupra R, derivado do Cupra de 150 cv, tem sua produção limitada a 200 unidades, que saem da fábrica de Martorell e passam pela unidade da Seat Sport. Com 180 cv, é o mais potente e veloz carro de sua categoria com tração dianteira, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,2 s, atingindo o quilômetro em 28,3 s e concluindo com velocidade máxima de 225 km/h.

Como é comum nos motores turbo do grupo VW, o torque vem desde regimes muito baixos, conferindo agradável sensação de maior cilindrada. O ponto máximo, de 24 m.kgf, mantêm-se de 2.100 até 5.000 rpm, o que permite, como exemplo, retomar de 60 a 100 km/h em quinta marcha em 10 s.

Molas 10% mais firmes, altura de rodagem 7 mm menor e bitolas 6 mm mais largas em ambos os eixos asseguram estabilidade ainda melhor que a do Cupra de 150 cv. As rodas são OZ de 7 x 16 pol, com pneus Pirelli PZero 205/45 ZR 16.
O Cupra R nasce como um Ibiza comum, mas ganha caráter agressivo ao passar pelas instalações da divisão Seat Sport
Os freios parecem ter sido retirados de um carro de competição: discos de 305 mm à frente, com pinças Brembo de quatro pistões, e discos de 232 mm atrás. De 120 km/h às imobilidade bastam, segundo a Seat, 38,5 metros. E a eletrônica trabalha pela segurança, com controles de estabilidade (ESP) e de tração (TCS), que podem ser desligados pelos mais experientes. Bolsas infláveis frontais e laterais são de série.

Por dentro, este Ibiza recebe cintos e a costura do couro (no volante e pomo do câmbio) vermelhos, com revestimento de mesmo material em parte dos bancos, e o painel ganha voltímetro e termômetro de óleo. Os 200 privilegiados que o levarem para casa -- em cores preta, vermelha ou amarela -- podem ser reconhecidos nas ruas, além das rodas exclusivas, pelos logotipos "R" na grade e na traseira.
Continua
Ficha técnica - Ibiza Cupra R
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, cinco válvulas por cilindro. Turbocompressor, intercooler. Cilindrada: 1.781 cm3. Potência máxima: 180 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 24 m.kgf de 2.100 rpm a 5.000 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado.
DIREÇÃO - assistida.
RODAS - 7 x 16 pol, pneus 205/45 ZR 16.
DIMENSÕES - comprimento, 3,875 m; largura, 1,64 m; entreeixos, 2,445 m; capacidade do tanque, 45 l; porta-malas, 250 l; peso, 1.120 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 225 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,2 s.

Supercarros - Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados