Best Cars Web Site
Supercarros

Heresia, sim, mas com méritos

Clique para ampliar a imagem

Apesar de provocar a ira dos puristas, o Cayenne reúne
atributos para conquistar os aficionados por Porsche

Texto: Maurício Frutuoso - Edição: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Chega finalmente a nossas ruas o Cayenne, um dos lançamentos mais polêmicos da Porsche em toda sua existência. Depois de alguns anos de desenvolvimento, a marca alemã apresentou em março do ano passado sua interpretação para o conceito de veículo utilitário esporte (sport utility vehicle, SUV), depois lançada nos Salões de Paris, em setembro, e de São Paulo, em outubro.

O novo Porsche está disponível em duas versões, Cayenne S e Cayenne Turbo, que se diferenciam na potência, no tipo de suspensão de série e em alguns detalhes da carroceria e de acabamento.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Não bastasse o rompimento da tradição de carros esporte, o Cayenne ainda
aliou um estilo que não agradou a muita gente: foi a receita para gerar polêmica

Os mais puristas podem se incomodar com esse lançamento, já que não se trata de um carro esporte como estamos habituados. Além disso, as linhas do Cayenne estão longe de apaixonar à primeira vista. Mas é só observarmos os detalhes e perceberemos que se trata de um legítimo Porsche: a chave de partida à esquerda, o volante de três raios com o símbolo da marca, o painel de mostradores redondos, tudo isso está presente no Cayenne.

O “DNA” da Porsche está presente em todos os detalhes, no desenho da carroceria, no acabamento, na suspensão e, claro, no desempenho. O Cayenne foi projetado para disponibilizar o melhor do desempenho de um Porsche, só que em qualquer tipo de terreno.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Os motores: V8 de 4,5 litros, com 340 cv na versão S (à esquerda), de
aspiração natural, e 450 na Turbo, o mais potente do mundo em um SUV

Para o Cayenne S, está disponível um motor V8 de 4,5 litros e aspiração natural que desenvolve 340 cv a 6.000 rpm, o que o torna um dos utilitários esporte de maior desempenho do mercado, em equilíbrio com o Mercedes ML 55 AMG (354 cv) e o BMW X5 4.6is (347 cv). Já na versão Cayenne Turbo, o mesmo motor V8 vem equipado com dois turbocompressores e resfriador de ar (intercooler), o que resulta numa potência de 450 cv a 6.000 rpm. É o SUV mais potente do mundo hoje e, em toda a história, perde apenas para o Lamborghini LM002 -- por 5 cv. Continua

Supercarros - Página principal - e-mail

Data de publicação: 24/5/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados