Best Cars Web Site
Supercarros

BMW aposenta a coluna de direção

Novo carro-conceito Z22 utiliza apenas conexões
eletrônicas para o volante e os freios

Texto: Fabrício Samahá e Henrique Mendonça - Fotos: divulgação

Para comemorar os 15 anos de seu centro Technik, a BMW revelou dois interessantes carros-conceito. Um, o Z22, está sendo utilizado para o desenvolvimento de novas tecnologias: representa a total implementação da mecatrônica (aparatos mecânicos com gerenciamento eletrônico) num veículo.

O Z22 em prova de slalom entre cones: a direção eletrônica pode atuar de forma até mais rápida que a solicitada pelo motorista
Freios de serviço e de estacionamento, acelerador e até direção utilizam a tecnologia by wire, em que não existem conexões mecânicas. A ausência de coluna de direção traz flexibilidade no projeto do interior e na assistência do sistema, que pode variar infinitamente. Assim como os freios, a direção eletrônica pode atuar mais rapidamente do que o motorista solicitou se for detectada uma situação de emergência. A transmissão é continuamente variável (CVT; saiba mais sobre o sistema) e o peso foi reduzido em 33% com o emprego de fibra de carbono nos braços de suspensão e painéis lateraisda carroceria, titânio nas molas da suspensão e magnésio nas rodas.
Câmeras substituem retrovisores, um monitor controla as funções do veículo e a identificação das impressões digitais do motorista age como chave
O interior, tão espaçoso quanto o de uma perua da Série 5 -- a distância entre eixos é similar à da Série 7 --, adota câmeras em lugar de retrovisores externos, que eliminam todos os pontos cegos. Um monitor no console, comandado a partir do volante e dotado do sistema MMI (Man Machine Interface, ou interface entre homem e máquina), controla as funções do veículo a partir da identificação das impressões digitais do motorista, que também atua como dispositivo antifurto. As informações mais importantes são projetadas no pára-brisa, à frente do motorista. O Z22 adota motor transversal de quatro cilindros, configuração inédita na marca.
Z18: um roadster com capacidade fora-de-estrada e a mecânica do utilitário-esporte X5

Z18

O outro modelo, o Z18, reúne dois conceitos que estão em alta: o roadster e o utilitário-esporte. Trata-de um roadster que pode ser convertido em picape ou mesmo em 2+2, utiliza mecânica do X5, com motor V8 de 4,4 litros, e dispõe de capacidade fora-de-estrada.

Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados