Best Cars Web Site

Direção & Manutenção

Texto: Fabrício Samahá - Foto: divulgação

Torne as ultrapassagens mais seguras

As principais regras para ultrapassar com segurança você já conhece: faça-o apenas com faixa intermitente na pista e desde que o tráfego no sentido contrário o permita. Mas alguns procedimentos importantes podem reduzir em muito os riscos da ultrapassagem.

Faróis acesos   Manter os faróis baixos acesos durante uma viagem diurna, sobretudo em estradas de mão dupla, é uma ótima providência. Adquira esse hábito: seu carro ficará bem mais visível, tanto pelos motoristas à frente quanto pelos que viajam no sentido oposto.

Sinalize sempre   Comunicar aos outros motoristas o que você pretende fazer é fundamental. Ligue a luz de direção à esquerda tão logo perceba a possibilidade de ultrapassar, para que sua intenção seja notada pelos outros de sua faixa, à frente e atrás. Mas não saia sem ter certeza, pelos retrovisores, de que não há outro carro o ultrapassando.

Ao sair de sua faixa, alerte os motoristas à frente piscando os faróis altos. Uma vez decidido a retornar a sua faixa original, ligue a indicação à direita. Antecipe esta tarefa, porém, se surgir outro veículo no sentido oposto: é importante que ele perceba que você o viu e que voltará à direita assim que possível. Nessa situação, vale também piscar os faróis altos.

Potência máxima   Parece óbvio, mas nem todos fazem: reduza uma ou duas marchas antes de sair de sua faixa, para o motor ganhar potência e o carro efetuar a manobra em menor tempo. Habitue-se a seu automóvel para perceber quando e quantas marchas deve reduzir, e até que rotação o motor pode ser levado sem riscos.

Nos carros atuais há um limitador de giros, que é atingido sem danos. Mas saiba que acima do regime de potência máxima (em geral entre 5.400 e 6.000 rpm, veja no manual) o motor perde força.

A hora de desistir   Avaliar bem a ultrapassagem antes de começá-la é o ideal, mas surpresas -- como um carro em excesso de velocidade no sentido oposto -- podem acontecer. Por isso, esteja preparado para desistir: verifique se pode voltar à sua faixa ou se colocar entre os carros a serem ultrapassados, sinalizando o quanto antes. Em último caso, você pode frear e retornar à posição anterior -- desde que seus retrovisores comprovem não haver outro veículo ultrapassando logo atrás de você. Em muitos casos, forçar uma ultrapassagem insegura é sua pior escolha.

Acostamento, jamais   Pode parecer incrível, mas sabemos de motoristas que, no aperto de uma manobra sem segurança, optaram por sair pelo acostamento da pista contrária, à esquerda. Trata-se de expediente muito perigoso, pois o motorista do sentido oposto pode ter a mesma idéia -- a que tem direito, pois o acostamento é dele -- e ocorrer uma colisão frontal. Não o faça em hipótese nenhuma.

O outro lado   Não bater é sempre melhor que bater com razão, diz o bom-senso. Siga-o ao ver uma ultrapassagem insegura pelo carro da pista contrária: reduza a velocidade, sinalize à direita e, se possível, saia um pouco para seu acostamento a fim de abrir espaço ao carro que ultrapassa. Não é porque viajava de modo responsável e seguro que você vai facilitar um acidente com o motorista menos cuidadoso, não é?

Segurança & Serviço - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados