Best Cars Web Site

Direção & Manutenção

Como utilizar com segurança e efetuar uma
conservação eficiente de seu automóvel

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Verão: defenda-se e a seu carro do calor

Chega o verão e, com ele, os problemas do calor para você e seu carro, a começar pelo desconforto. É uma estação difícil, mas que pode ser contornada com algumas medidas.



Proteção solar   Reduzir a incidência do sol no interior do veículo é o primeiro passo para atenuar o incômodo. Entre as medidas possíveis estão vidros verdes, películas escurecedoras, telas plásticas removíveis aplicadas às janelas e, com o veículo estacionado, protetor montado sob o pára-brisa. Este protege também o volante, que pode se transformar numa brasa se exposto ao sol por horas.



A influência da cor   É notório e comprovado: um carro de cor mais escura absorve mais calor que um de cor clara, diferença que pode passar de 10°C no interior após horas sob sol forte. Leve isso em conta ao escolher seu próximo veículo. O mesmo vale para o interior: tecidos ou couro pretos esquentam bem mais que os claros -- infelizmente um aspecto pouco considerado por aqui, levando os fabricantes a adotar maciçamente o preto em nome de uma "preferência brasileira".

De olho nos bancos   Além da cor, o revestimento dos assentos também influi bastante: os aveludados podem ser bonitos, mas esquentam mais no calor, gerando desconforto. Os melhores são os mais rústicos, em geral utilizados em versões básicas.



Bancos de couro têm a vantagem de dispersar facilmente o calor quando se pode direcionar a eles o ar condicionado, mas se aquecem muito, sendo pouco recomendáveis a quem tem de deixar o carro sob sol por longo tempo. Alguns motoristas -- sobretudo de táxi -- recorrem a capas de bolas ou palha para os bancos, que isolam o corpo do revestimento. Embora criticadas por muitos pela aparência, são uma opção válida.

Solução ideal   Se o calor for intenso, nenhuma das dicas acima será suficiente para garantir o conforto. A solução mais próxima do ideal -- e que pode ser combinada com sucesso a tudo que foi dito aqui -- ainda é o ar-condicionado, único meio de reduzir rapidamente a temperatura interna e mantê-la em patamar agradável. Saiba como usá-lo melhor.



Pintura protegida   Tomadas as medidas para seu conforto, cuide de seu automóvel. A pintura deve ser encerada a cada dois meses (ou menos se houver exposição frequente às intempéries), para resistir à dilatação do calor e às chuvas repentinas. Plásticos internos e externos, couros e tecidos devem receber produto apropriado para evitar ressecamento e desbotamento -- evite o silicone, muito gorduroso. Na parte mecânica, especial atenção aos sistemas de lubrificação e arrefecimento, mais exigidos nesta época.

Segurança & Serviço - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados