Best Cars Web Site
Supercarros

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Alfa Canguro, uma proposta de versão de rua do TZ

A década de 1960 foi um tempo áureo para a Alfa Romeo. Em 1964 o estúdio de Nuccio Bertone recebeu a incumbência de desenvolver, para o Salão de Paris daquele ano, um carro-conceito esportivo para uso em rua com base na mecânica do Alfa Giulia TZ de corridas.

O resultado foi o Canguro (canguru), um elegante cupê de linhas sinuosas e enorme área envidraçada, com pára-brisa e vidro traseiro envolventes e vidros laterais que avançavam sobre o teto. O motor utilizado possuía lubrificação a cárter seco, permitindo um capô bastante baixo. O chassi era tubular, típico de carros de competição.

O hoje tão famoso Giorgio Giugiaro, à época trabalhando com Bertone, participou do projeto. No interior, além do largo túnel de transmissão para a tração traseira, chamava a atenção um segundo velocímetro diante do passageiro -- talvez para o impressionar ainda mais.

Como a maioria dos conceitos, o Canguro teve apenas uma unidade construída. Ocorre que um jornalista praticamente o
destruiu em um acidente, ao avaliar o veículo.

Desprezando seu valor histórico, a Bertone o abandonou, desprovido de motor e muitos componentes, até que o alemão Gary Schmidt, em visita ao estúdio, soube do estado do conceito e quis comprá-lo. Consta que o fez pelo custo burocrático da transação -- US$ 35! Não se sabe se o Canguro já recuperou sua antiga forma ou se um dia terá a chance de fazê-lo.

Clique para ampliar a imagem

Supercarros - Página principal - e-mail

Data de publicação: 31/5/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados