Best Cars Web Site
Supercarros

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Bravo, um irmão menor do Countach. Mas muito rápido

As semelhanças com o famoso Countach não são coincidência: este Lamborghini, o P114 Bravo, foi desenvolvido pelo mesmo Marcello Gandini, desenhista do estúdio Bertone, para o Salão de Turim -- tradicional palco de exercícios de estilo -- em novembro de 1974. Exemplar único, era um cupê de dois lugares com apenas 3,77 metros de comprimento e 2,25 metros entre eixos, mas que parece maior em função da largura de 1,88 m e da altura reduzida, apenas 1,03 m.

Ao contrário do Countach (leia história), que tinha um V12 longitudinal, o motor central do Bravo era um V8 transversal, de alumínio, com caixa de câmbio (de cinco marchas) e diferencial integrados.

Com duplo comando de válvulas, 3,0 litros, quatro carburadores Weber 40 DCNF e alta taxa de compressão (10:1), desenvolvia 300 cv a 7.800 rpm e um torque de 32,4 m.kgf a 4.000 rpm. O desempenho era excelente para a época: velocidade máxima de 275 km/h e aceleração de 0 a 100 em 7,3 s.

Com chassi e carroceria em aço, o Bravo utilizava suspensão independente McPherson e freios a disco ventilado da famosa Girling nas quatro rodas. Rodas de magnésio Campagnolo recebiam pneus 195/50 na frente e 275/40 atrás, com tala de 8 e 11 pol, na mesma ordem. O carro permanece com Bertone, agregando estilo e agressividade à coleção de belos projetos desse estúdio italiano.

Supercarros - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados