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Pesos-(muito) pesados

Suburban 2000

GM Suburban 2000 e Ford Excursion agradam em cheio
aos que procuram força, espaço e conforto

Texto: Carlos Guimarães - Edição: Fabrício Samahá


Apresentado como um carro-conceito no último salão de Nova York, o GMC/Chevrolet Suburban 2000 começará a ser vendido nos EUA no final deste ano com uma série de aperfeiçoamentos. O utilitário-esporte derivado do pickup Silverado de nova geração, lançado em 1998 no salão de Detroit, será capaz de transportar cargas, passageiros ou até mesmo rebocar um trailler melhor do que nunca.

Quando chegar às ruas, no fim do ano, o novo Suburban será o maior utilitário-esporte da GM

Para reduzir as vibrações, melhorar a rigidez torcional e ainda diminuir o peso, a solda foi substituída pelo processo de hidroformagem em alguns pontos estratégicos da estrutura. As portas ficaram mais largas e com menor altura, facilitando o acesso aos ocupantes. Na hora de carregar peso, as facilidades continuam: os bancos traseiros podem ser removidos com rapidez, graças à ajuda de rodinhas e ao cinto de segurança incorporado. Há opção de dois tipos de portas traseiras.

Entre os itens de conforto, o ar-condicionado eletrônico permite que motorista e passageiros escolham temperaturas diferentes, bem acomodados em bancos com regulagem elétrica, memória e aquecimento. Música? O sistema de som com amplificador de seis canais e nove alto-falantes de 126 watts de potência deve dar conta do recado. Se a escolha for curtir o sol, é só abrir o teto solar, oferecido pela primeira vez nesse utilitário-esporte.

Além das linhas atualizadas, a nova geração traz teto solar, ar-condicionado com temperaturas diferentes e enorme espaço interno

Dada a partida, o motor V8 de 5,3 litros cumpre bem seu papel. Em relação ao anterior, é em média 4% mais econômico, mais durável e menos poluente. Ao girar o volante, a direção hidráulica Servotronic assegura leveza nas manobras e segurança em velocidade. Não importa o caminho: na lama ou no asfalto, o sistema de tração 4x2 ou 4x4 - que transfere torque às rodas dianteiras quando necessário --, em conjunto com a nova suspensão traseira de cinco braços (five-link), tornam o rodar mais seguro e agradável.

Caso seja preciso rebocar um trailler, a GM providenciou algumas melhorias para transportá-lo com desempenho e segurança, como a suspensão que se autonivela de acordo com o peso transportado e conexões elétricas e controles de freio para o reboque.
O Excursion exagera até no número de portas: são três para acesso ao porta-malas
Seguindo a mesma concepção do novo Suburban, o Ford Excursion assusta pelo tamanho. São 5,26 metros de comprimento, 2 metros de altura e largura ainda maior. Derivado do pickup F250 também produzido no Brasil, seu peso é equivalente a de dois Taurus e o tanque comporta 167 litros de gasolina!

Disponível em três versões -- básica, XLT e Limited --, esse gigante sobre rodas conta com muito espaço e conforto para até nove ocupantes (com banco dianteiro inteiriço), distribuídos em três bancos que podem ser dispostos em várias configurações. A climatização fica por conta de um sistema com seis saídas de ar no painel e mais cinco que se dividem entre os assentos traseiros.

Derivado de nosso conhecido F250, o utilitário da Ford acomoda até nove ocupantes e oferece um motor V10 de 300 cv

Para deslocar toda essa imponência, a Ford oferece três opções de motor: 5,4 litros V8 de 260 cv (4x2), 6,8 litros V10 de 300 cv (4x4) e um turbodiesel 7,3 litros V8 de 235 cv (4x2), com torque suficiente para carregar 3,5 toneladas de carga e mais um trailler de grande porte. A transmissão é automática de 4 marchas.

Se o que se procura é força, espaço e conforto, esses utilitários-esporte agradam em cheio. A intenção é pegar a estrada? Então só resta reunir os amigos -- sem se preocupar com a falta de espaço -- e boa viagem!

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