Best Cars Web Site

Picapes: o grandão cresceu

A Ford detecta demanda interna e lança o F-250
de cabine dupla, antes restrito à exportação

por Roberto Nasser - Fotos: divulgação
Roberto Nasser

Uma projeção da Ford — que existe no Brasil um milhar de compradores ao ano — provocou a decisão de levar ao mercado interno a versão cabine dupla de seu parrudo picape F-250. Feito no Brasil, onde é o picape de maiores dimensões, e exportado para a Austrália, num conjunto incluindo cabine dupla, tração nas quatro rodas e motorização volumosa, um V8 diesel, com 6,0 litros, não disponível para o mercado brasileiro.

Ao contrário dos demais fabricantes de cabine dupla brasileiros, a Ford não reduziu a caçamba para combinar com a cabine dobrada. Manteve-a em dimensões e volume e alongou o chassis. O método fez ultrapassar seu Peso Bruto Total ultrapassar as 3,5 t, exigindo para conduzi-lo a Carteira de Habilitação nível C — e o aborrecimento de parar nos postos de fiscalização tributária, mesmo que sem carga.

Terá vários níveis de decoração e motorização. O superior, com motor MWM Sprint de 4,2 litros e 180 cv, será identificado por grade dianteira especial, a mesma empregada pelo norte-americano Excursion, e decoração e confortos à altura — pintura metálica, rodas especiais, estofamento em tecido refinado, toca-CDs. O preço deverá ser entre 5 e 10% superior ao picape S10 mais enfeitado da GM, sem comparação por porte, aplicativo e motorização, ou seja, entre R$ 95 mil e R$ 100 mil.

Lançamento na primeira semana de setembro.

A sabedoria do diabo velho

Conhecimento provado e imagem sólida provocam uma volta ao passado para motivar o presente e dar asas ao futuro.

Complicado? Os fatos explicam.

A GM, maior fabricante do mundo, para mudar sua imagem de conservadora e “careta” contratou o aposentado Bob Lutz, ex-presidente da Chrysler e incansável criador de propostas, para trazer novidades em linhas, produtos, soluções. Poderes? Quase todos, menos os do número 1, Rick Wagonner. Atirando a esmo, viabilizará pelo menos dois projetos: o Chevrolet picape multiuso que lembra o antecessor de 1950, e o Cadillac de 16 cilindros e 1.000 cv, mostrado no Salão de Detroit 2003.