Best Cars Web Site
Motor International 2,8 turbodiesel

Bolso inibe a tecnologia


Obstáculo às inovações do Congresso da SAE: como aplicá-las a um mercado que prefere supérfluos?

por Roberto Nasser - Fotos: divulgação

A SAE -- em tradução, Sociedade de Engenheiros Automobilísticos -- faz em São Paulo, de 19 a 22 de novembro, o X Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade. A ocasião é usual antecipação do que vem por aí em tecnologia automobilística aplicada ao mercado brasileiro. E também, foro de debates sobre problemas, tendências, críticas, soluções da indústria da mobilidade no Brasil.

Se pelo ângulo da tecnologia o congresso da SAE promete novidades e indica futuro com densa mistura de mecânica com eletrônica, sob o prisma da aplicação dos equipamentos adequados às necessidades de transporte, emissões e segurança, o encontro dos engenheiros automobilísticos deve deixar frustrações.

Roberto Nasser

Tecnologia   Nesta espécie de salão tecnológico, há novidades e oportunidades para que técnicos e executivos de fabricantes de veículos e de autopeças apresentem pontos de vista, conquistas operacionais e novidades em sistemas e máquinas. Uma das novidades é o novo motor International, equipamento para os picapes Ranger, da Ford. Totalmente recriado -- como esta Coluna informou em primeira mão --, é uma nova família, a Power Stroke, marcada por utilizar um sistema turboalimentador chamado de TGV, Turbo de Geometria Variável.

Com capacidade de mudar dos ângulos das pás da turbina, consegue ótimos resultados, como o torque máximo de 38,2 m.kgf a 1.400 rpm e potência máxima de 135 cv a 3.800 rpm. A primeira geração entra já no cofre do Ranger, e a segunda, com 16 válvulas para os quatro cilindros e 2,8 litros de deslocamento, será incorporada em meados do próximo ano.

É o diesel de quatro cilindros com maior utilização no país, tracionando até o Sprinter da Mercedes-Benz.
Também da International está o motor V8 diesel de 7,3 litros do picape F250, que a Ford exporta para a

Austrália e estuda vender no Brasil.

Novidades outras, o sistema de direção com contro