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Motos do Passado

O conhecido motor passava a 196,9 cm3, através de aumento no diâmetro do cilindro de 62,5 para 63,5 mm e do curso do pistão de 49,5 para 62,2 mm. Passava assim a 19 cv a 8.500 rpm e 1,7 m.kgf de torque a 7.000 rpm: mais força em rotação mais baixa, como ocorrera com a Aero em relação às ML e Turuna. Como o nome sugeria, a Strada era bem mais agradável para viajar e também no trânsito urbano rápido, em função do ganho importante em torque. A velocidade máxima passava a 132 km/h e de 0 a 100 eram precisos 14 s. Pneus Pirelli MT65, sem câmara, traziam melhor estabilidade, o freio dianteiro era a disco perfurado e o painel tinha fundo branco.

Cores e grafismos alegres (aqui no modelo 1997) destacam as linhas agradáveis da Strada. Ao contrário de suas antecessoras...

Mais oito anos se passaram até que surgisse a última evolução na linha de pequenas "de luxo" da Honda. Em abril de 2001 a CBX 250 Twister assumia a posição de estradeira média -- exatamente o que o mercado brasileiro desejou durante as décadas de 80 e 90, sem nunca ter sido atendido a contento. O motor não era outro incremento sobre o 200, mas um novo projeto, com duplo comando e quatro válvulas, passando a 23 cv e 2,48 m.kgf. Desta vez a antecessora -- a Strada -- permanece em produção enquanto houver demanda.

Em 25 anos, a Honda apresentou quatro gerações em um segmento que, se não atinge o patamar de vendas das 125 mais despojadas, é sem dúvida relevante para a progressiva ascensão do motocicleta rumo às maiores cilindradas. Um saudável processo evolutivo e que, pelo êxito alcançado, ainda terá muitos passos no futuro.

...esta pequena Honda de luxo permanece disponível enquanto tiver mercado. Mas a tendência é que a moderna CBX 250 Twister, ao lado, a substitua no futuro
Ficha técnica
_ Turuna 125 (1983) CBX 200 Strada (1994)
MOTOR
Cilindros 1 cilindro / 4 tempos
Refrigeração / partida a ar / a pedal a ar / elétrica
Comando / válv. por cilindro no cabeçote / 2
Diâmetro e curso 56,5 x 49,5 mm 63,5 x 62,2 mm
Cilindrada 124 cm3 196,9 cm3
Taxa de compressão 9,2:1 9:1
Potência máxima 14 cv a 10.000 rpm 19 cv a 8.500 rpm
Torque máximo 1 m.kgf a 9.000 rpm 1,7 m.kgf a 7.000 rpm
Alimentação um carburador de 24 mm um carburador de 26 mm
CÂMBIO
Marchas 5 / transmissão por corrente
FREIOS
Dianteiro a disco
Traseiro a tambor
CICLÍSTICA
Quadro tipo Diamond, berço simples aberto, de aço
Suspensão dianteira/traseira telescópica / duas molas
Pneu dianteiro 2,75 - 18 2,75 - 18
Pneu traseiro 90/90 - 18 100/90 - 18
DIMENSÕES
Comprimento 1,935 m 1,936 m
Entreeixos 1,27 m 1,319 m
Capacidade do tanque 11 l 10,1 l
Peso a seco 99,2 kg 119 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 115 km/h 132 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 16 s 14 s
Dados de desempenho aproximados

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