Best Cars Web Site
Apresentação

Exterminadora do futuro

"Mad Max", "Schwarzenegger das motos": é a Yamaha
V-Max, uma 1200 com torque de enrugar asfalto

Texto: Emerson Costa - Fotos: divulgação

Quando um veículo é desenhado tendo em vista a concepção de um estilo que ultrapasse padrões, o resultado é atemporal e singular. Não muitos carros e motocicletas atingiram esse "estado de arte", no pouco mais de um século dessa jovem e notável indústria.

No universo das motocicletas há alguns modelos dignos de elogio nesse quesito, mas uma em especial merece destaque. Não é apenas um belo desenho, onde vários estilos foram mesclados, mas uma bela mecânica também. Ela se enquadra na categoria das muscle-bikes, ou motos musculosas, porque é forte, imponente, pronta para a briga.

Lançada em 1984 e quase inalterada desde então, foi batizada de V-Max pela Yamaha, mas seus admiradores a chamam de várias outras formas. Uma delas é Mad Max, em alusão ao filme onde só os fortes sobreviviam. Comparações também são comuns. Alguns a classificam como a "Dodge Viper das motos", outros como a "Arnold Schwarzenegger" dos veículos de duas rodas.

Uma combinação de estilos de raro sucesso: a V-Max atrai atenções por sua agressividade e parece que não vai envelhecer nunca

Muitas vezes, quando um fabricante se propõe a fazer fusões de estilos, as conseqüências não são muito satisfatórias. A V-Max é um caso à parte. Nessa Yamaha o resultado é perfeito -- uma roadster, uma cruiser, uma custom, uma naked superesportiva ou ainda uma street? Ela é tudo e nada disso ao mesmo tempo. A Mad Max é simplesmente única na produção mundial.

Músculos mecânicos  
Para tirá-la do estado de repouso, há um motorzão de quatro cilindros em V, preto com alguns detalhes em cinza e cromado, ocupando boa parte de seu corpo. Com refrigeração a água, quatro válvulas por cilindro e 1.198 cm³, utiliza transmissão final por cardã e quatro carburadores Mikuni de 35 mm (que deveriam dar lugar a uma injeção eletrônica). Mais que os 102,2 cv de potência, impressiona o torque de 10,1 kgf.m disponível a 3.000 rpm, regime baixíssimo para uma moto. A embreagem é hidráulica, único modo de obter certa maciez lidando com tanto torque. Continua

Motos - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados