O retorno de um velho conhecido

Clique para ampliar a imagem

Primeiro carro avaliado em 30 dias, o Fiat Palio voltou a nossas
mãos após dois anos, redesenhado por fora e por dentro

Texto e fotos: Roberto Agresti

21/4

24/4

28/4

2/5

5/5

8/5

12/5

Final

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O desempenho do motor 1,4 foi julgado satisfatório pela equipe, que aprovou o acerto de suspensão: melhor estabilidade sem desconforto


 

 
Clique para ampliar a imagem

A escolha infeliz de materiais no interior foi ponto crítico para todos; já os difusores de ar elevados e o sistema de áudio ganharam elogios

Atualização final - 15/5/12

Com uma intensa programação de fim de semana que adicionou nada menos que 1.122 quilômetros ao hodômetro, encerramos a avaliação do Fiat Palio Attractive 1,4, que foi a 20ª análise de Um Mês ao Volante  e também a que alcançou maior quilometragem desde sempre. Com quase 7.000 km rodados, o recorde bateu a marca precedente, também de um Fiat, o Freemont, que rodou 5.131 km em um mês.

Rodagem extensa não é um objetivo em si; de fato, não há uma mínima quilometragem estabelecida para se rodar em nossa avaliação. Mas entendemos que o conjunto de dois fatores — tempo ao volante e pluralidade de opiniões, sempre abalizadas — favorece oferecer um panorama completo dos carros que participam da maratona.

Se foi nosso companheiro por mais quilômetros que qualquer outro, é preciso dizer que o Palio não deixa saudades entre nossa equipe. O intenso convívio não alterou a impressão inicial da totalidade dos motoristas, a de se tratar de um automóvel que peca no acabamento e na qualidade construtiva — mais do que o aceitável em um modelo compacto — e que, sob o ponto de vista do custo-benefício, deixa a desejar.

Os R$ 44.452 do preço sugerido pela versão testada por conta do recheio de opcionais — todos os disponíveis — são excessivos, apesar de um Palio com a mesma motorização de 1,4 litro poder ser adquirido por R$ 35.590 em configuração básica. Freios com sistema antitravamento (ABS) e bolsas infláveis frontais estão sempre inclusos no pacote, mas pelo ar-condicionado a Fiat cobra quase R$ 3 mil, assim como quase R$ 500 por simples acionamentos elétricos dos vidros traseiros. Ou seja, por menos de R$ 40 mil não se leva para casa um novo Palio com um mínimo de conforto. É muito.

Sendo um carro com longa e tão boa história em nosso mercado, parte da frustração de nossos colaboradores vem exatamente do fato de conhecerem as versões anteriores a fundo. Já lembramos que foi com o Palio ELX 1,8 Dualogic que Um Mês ao Volante  estreou no Best Cars em maio de 2010. Comparar a geração anterior do Palio à nova, agora avaliada, é — em ao menos um ponto — negativo para a novidade, vítima de marcante empobrecimento em termos de acabamento e cuidado construtivo.

Não houve um colaborador sequer que deixasse de comentar acerca da aparência pobre e da fraca percepção de qualidade que a novidade transmite a quem nela entra. E tão mais crítico era o comentário quanto mais conhecedor de Palios fosse o colaborador. Se por fora a aparência do novo Fiat não empolgou ninguém — pelo contrário, pois houve que considerasse as novas soluções estéticas inferiores à da geração precedente ou definisse o Palio como "muito chinês" —, no interior os materiais rígidos e de aspecto pobre, a parca harmonia entre texturas e a montagem pouco cuidadosa foram assinalados em unanimidade. Esperamos sinceramente que, ao menos, a precária montagem seja um pecado a ser arquivado na juventude do modelo.

Mais longo, largo, alto e com maior distância entre eixos, o novo Palio oferece boa acomodação para um carro de seu segmento, mas espaço maior pode não significar mais conforto. Os bancos não deram salto qualitativo e o espaço no porta-malas não teve ganho digno de nota. Todavia, os motoristas puderam apreciar a chegada de um válido apoio para o pé esquerdo e a passagem dos difusores de ar centrais para o alto do painel, o que favoreceu muito a climatização. E falando nisso, em ar-condicionado, temperaturas altas nesse início de outono nos primeiros dias da avaliação permitiram verificar a competência do sistema, assim como os 13°C do derradeiro dia conferiram suficiência ao aquecimento.

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 15/5/12

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados