Best Cars Web Site
SUPERCARROS
Britânicos do futuro

O avançado Aston Martin Project Vantage e o saudosista
Jaguar XK 180 mostram diferentes rumos para o esportivo inglês

Texto: Henrique Mendonça e Fabrício Samahá

Apresentado no Salão de Paris de 1998, o carro-conceito Jaguar XK 180 não é só um belo esportivo que mistura vanguarda com linhas nostálgicas. É uma mistura do que havia de melhor em cada Jaguar da série XK, incluindo o carismático XKE ou E-type (saiba mais), que está comemorando 50 anos. Construído à mão pela SVO, Special Vehicle Operations, o carro ficou verdadeiramente perfeito, agradando até aos que não apreciam carros-conceito.

Tradicional no estilo, poderoso no desempenho:
motor V8 com compressor e 450 cv

Seu desenho, criado pelo departamento de estilo da própria Jaguar, é bem limpo, com a ausência de maçanetas e retrovisores. As linhas foram trabalhadas por Keith Helfet, o mesmo que projetou o XJ 220, superesportivo da marca que já foi o carro produzido em série mais veloz do mundo. Formas musculosas, semelhantes às do E-type, contrastam com pára-brisa e janelas fumê integrados. Plataforma e motor foram emprestados do XKR (saiba mais), mas o entreeixos foi encurtado em 34 cm e o motor de alumínio, dotado de compressor e intercooler, foi otimizado para render 450 cv.

Ao contrário dos atuais carros da marca, o XK 180 põe o desempenho na frente do luxo. Freios, suspensão e rodas foram aprimorados para se adequar ao desempenho. As rodas são de 20 pol e utilizam pneus das série 35 e 30. Já a carroceria é de alumínio. Os domos atrás dos encostos de cabeça relembram os Jaguars do passado. Na traseira há duas saídas de escapamento cromadas e lanternas redondas com 24 LEDs. O aerofólio é integrado à saliência dos pára-lamas e a placa fica em uma moldura oval.

Inspiração nos Jaguars de outros tempos: domos atrás dos encostos de