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Estabilidade a preço popular

Além da sofisticada suspensão hidropneumática e de
bons equipamentos, o Citroën Xantia tem custo acessível

Texto: Alberto Polo Jr. - Fotos: Renato Araújo

Quem procura um carro importado espaçoso, bem-equipado e com motor potente deve considerar um Citroën Xantia. Se não bastassem as qualidades acima, comuns a muitos concorrentes, o francês conta com preço baixo — começa em R$ 11.100 — e estabilidade excepcional. A oferta no mercado de usados, contudo, é reduzida.

Lançado na Europa em 1993 como substituto do BX, o Xantia foi um sucesso. Na França logo se tornou líder no segmento dos médio-grandes. Como seu antecessor, se destacava pela suspensão hidropneumática, que substituía molas e amortecedores por esferas cheias de gás e fluido.

Por aqui, o Xantia desembarcou no final de 1994 em duas versões. A VSX tinha uma proposta familiar, câmbio automático e motor 2,0 de 123 cv. O pacote era completo: ar-condicionado automático, direção assistida, controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores, freios antitravamento (ABS). A suspensão tinha oito esferas e seletor no console para ajuste de altura. Também havia um código para a liberação da partida por teclado.

A outra versão era a 16S, mais esportiva. Tinha um 2,0 com 16 válvulas e 155 cv e câmbio manual. O pacote acrescentava revestimento em couro e rodas de alumínio de 15 pol. Ainda em 1994 a bolsa inflável para motorista era oferecida como opcional. Um ano depois chegava o Xantia Activa, com motor e acabamento do VSX, cuja suspensão de 10 esferas tornava possível curvas muito rápidas com mínima inclinação da carroceria. Além disso, tinha aerofólio, pára-choques maiores e disqueteira. Em todas as versões a bolsa inflável para motorista vinha de série.

Em 1996 chegava a versão de entrada SX, com motor 2,0 e suspensão de seis esferas sem controle eletrônico. Além disso, ABS era opcional e retrovisores e vidros traseiros tinham acionamento manual. Pouco tempo depois entrava um motor 1,8 16V de 112 cv no lugar do 2,0. Outra estréia: a perua Break, SX e VSX. Continua

A versão VSX com motor 2,0 de 123 cv é das mais comuns no mercado de usados e tem as principais qualidades comuns a toda a linha Xantia

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Data de publicação: 12/8/06

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