Best Cars Web Site
Guia de Compra

Muito por pouco

A linha Versailles/Royale da Ford, derivada do Santana,
alia bom desempenho e espaço a baixos preços

Texto: Alberto Polo Jr. - Fotos: Renato Araújo

Uma opção barata de espaço, potência e robustez: é a linha Versailles/Royale, produzida pela Ford entre 1991 e 1996 para substituir o Del Rey e a Belina. O sedã e a perua ainda têm boa oferta no mercado de usados e uma aceitação excelente em sua categoria. O preço vai de R$ 8,2 mil a R$ 13,4 mil conforme o ano-modelo e a versão.

Um dos frutos da Autolatina — associação entre Volkswagen e Ford que durou de 1987 a 1995 —, o Versailles foi lançado em meados de 1991, já como modelo 1992. Sua base era a segunda geração do Santana. Mudavam pára-lamas dianteiros, faróis, grade, pára-choques, traseira, painel e bancos. Laterais e todo o conjunto motriz eram iguais.

O sedã chegou nas versões GL 1,8 ou 2,0 e Ghia 2,0, sempre com duas portas. A primeira trazia somente vidros verdes e calotas como itens de série. Já a Ghia era completa, com ar-condicionado, direção assistida, rodas de alumínio e controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores, entre outros. Um de seus poucos opcionais era a injeção eletrônica, que elevava a potência do motor de 105 para 120 cv. No 1,8, carburado, eram 92 cv. No fim do ano surgiam a versão de quatro portas e os freios com sistema antitravamento (ABS), opcionais na versão Ghia, item em que Santana e Versailles foram pioneiros na produção nacional.

A perua Royale, sucessora da Belina, foi lançada no início de 1992. Como sua antecessora, tinha somente três portas, uma incoerência em um carro familiar, ainda mais por sua "prima" Quantum ter as convenientes portas traseiras. Versões, equipamentos e motores eram semelhantes aos do Versailles.

A injeção eletrônica para as demais versões só chegou na linha 1996. O motor 1,8 passou a 99 cv e o 2,0 caiu para 112 cv, pois perdeu a injeção multiponto em favor da monoponto. Também foi aplicada uma grade oval, padrão da Ford na época, além de lanternas traseiras menores e um pequeno aerofólio no sedã Ghia. A Royale, enfim, ganhava cinco portas. Continua

Nesta página, um Versailles GL de 1995: relativo conforto e a robustez da mecânica Volkswagen em um sedã que a Ford vendeu por apenas cinco anos

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 17/6/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados