Best Cars Web Site
Guia de Compra

Motor e espaço a preços populares

O Polo Classic custa pouco mais que um hatch de 1,0
litro, mas tem maior porta-malas e motor 1,8 de 97 cv

Texto: Alberto Polo Jr. - Fotos: Renato Araújo

Um sedã com bom espaço para a bagagem, mecânica conhecida, bom desempenho e um pacote de equipamentos interessante, a preços que partem de R$ 14,5 mil. Se estas forem as exigências para a compra de seu novo carro, o Volkswagen Polo Classic deve ser considerado. Com oferta razoável no mercado de usados, tem uma boa aceitação.

O Polo Classic foi lançado na Europa em 1995 e chegou ao Brasil um ano depois. A plataforma era a mesma dos Seats Cordoba e Ibiza. A diferença ficava por conta da nacionalidade: enquanto o Polo vinha da Argentina — onde continua em produção até hoje e faz relativo sucesso –—, seus "primos" eram espanhóis. A Volkswagen escolheu uma versão única de acabamento, com direção assistida, vidros verdes e desembaçador traseiro, mas essa configuração básica é rara no mercado de usados. O motor era um velho conhecido do consumidor brasileiro: o AP 1800, que já equipava as linhas Gol e Santana. Rendia 97 cv de potência e o porta-malas podia abrigar 406 litros.

O Classic teve poucas alterações durante sua permanência por aqui. Em 1999 a VW lançou a série especial Special, com ar-condicionado, rodas de alumínio de série e adesivos na coluna. Na linha 2001 o painel passou por uma reestilização e ficou mais moderno, com mostradores em destaque. Além disso, ganhou faróis de superfície complexa e novas lanternas traseiras. Essa safra também trouxe algumas poucas unidades com motor 1,0 16V de 70 cv. O modelo 2002 foi o último a chegar do país vizinho, substituído pela nova geração nacional do Polo.

"Desempenho e estabilidade"   Os participantes do Teste do Leitor do BCWS destacam o consumo, custo-benefício, motor, espaço interno, estabilidade, equipamentos, estilo e segurança do Polo Classic.

"Excelente desempenho tanto em arrancadas como em retomadas, o que garante muita agilidade no trânsito. Seu consumo é bastante aceitável (10 km/l na cidade). A suspensão é seu segundo ponto forte: oferece boa absorção de irregularidades, excelente aderência em curvas e transmite total segurança e relativo conforto. A direção é precisa e tem a maciez adequada. Somente o volante que não ajuda. O câmbio é leve, preciso e aparente bem escalonado da 1ª à 4ª marcha", elogia o leitor Alexandre, que utiliza um Polo Classic 1999 no Rio de Janeiro, RJ. Continua

O Polo Classic de 1997: projeto europeu, mas com motor e interior semelhantes aos de Volkswagens nacionais

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 27/8/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados