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Muito mais que robustez

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O Honda Civic atual mantém a boa reputação dos anteriores,
aliada a um estilo atraente e uma dose de esportividade

Texto: Luiz Fernando Wernz - Fotos: divulgação

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As versões LXS, em cima, e EXS, vinham com o mesmo motor 1,8-litro com o comando variável i-VTEC, que para 2007 oferecia opção flexível

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O painel em dois níveis com velocímetro digital era um destaque; no EXS havia controlador de velocidade e aletas para trocas de marcha

Tendo o estilo como principal atrativo, o Honda Civic da geração atual (a oitava desde o lançamento no Japão, em 1972; leia história) é um dos mais desejados sedãs médios do mercado nacional de hoje. Lançado em abril de 2006, já como modelo 2007, o modelo destacou-se pelo arrojo de suas linhas, que o mantém moderno mesmo depois de quase cinco anos. A geração atual é a terceira desde o início da produção nacional, iniciada em 1997 na fábrica de Sumaré, SP. Em julho de 2010 atingiu-se a marca de 400 mil unidades do Civic nacional, incluídas as exportadas.

De início o Civic foi oferecido nas versões LXS, com câmbio manual ou automático, e EXS, apenas com o automático. Bem equipadas, ambas vinham com direção assistida, conjunto elétrico, ar-condicionado, bolsas infláveis frontais, freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS), cintos de três pontos para todos os ocupantes, chave de manobrista (que não funciona para o porta-malas e o porta-luvas) e rádio/toca-CDs com MP3.

Os principais itens que diferenciavam a versão EXS eram o acabamento interno em couro, ar-condicionado automático, controlador de velocidade, sistema de áudio para seis CDs com controles no volante, rodas com desenho diferenciado e repetidores das luzes de direção nos retrovisores externos. Vinha ainda com controle do câmbio automático por aletas na parte posterior do volante. Pela primeira vez desde o início da fabricação do Civic no Brasil, o motor era o mesmo para ambas as versões, com 1,8 litro, 16 válvulas, potência de 140 cv e torque de 17,7 m.kgf.

Não era uma versão redimensionada do 1,7-litro da geração anterior: o novo motor tinha construção diferenciada e a nova geração do comando de válvulas variável i-VTEC, associado ao coletor de admissão com dois estágios. Em novembro de 2006 a Honda passou a oferecer o motor flexível como opcional. A potência caiu para 138 cv e o torque para 17,5 m.kgf, com gasolina, e manteve os números do motor anterior ao usar álcool — não houve ganho porque o coletor variável foi eliminado. Essa opção logo se tornou o padrão no modelo.

O Civic apresentou pioneirismos no mercado brasileiro como os limpadores de para-brisa, cujas palhetas possuem uma estrutura dentro da borracha, dispensando o arco de metal. Além disso, em caso de atropelamento os eixos dos limpadores se desmontam. Em contrapartida, não foi mantido o assoalho traseiro plano da geração anterior, que melhorava o espaço interno e o conforto do quinto ocupante.

Desde o início da fabricação no Brasil, o Civic assumiu uma identidade de sedã familiar, pacato, sóbrio e de boa qualidade, sem nenhuma pretensão esportiva — a despeito de terem sido importadas do Japão versões esportivas da quinta geração, como o hatch VTi e seus 160 cv no motor 1,6. Em março de 2007, contudo, a Honda pôs fim ao período de plena sobriedade com o lançamento do Civic Si, com inédito motor de 2,0 litros com duplo comando variável, 192 cv a 7.800 rpm (com limite de rotação de 8.400 rpm!) e torque de 19,2 m.kgf a 6.100 rpm, sendo 18 m.kgf já disponíveis desde 2.500 rpm.

Ao lado do desempenho pujante, o Si trazia como itens exclusivos câmbio manual de seis marchas, rodas de 17 pol com pneus 215/45, controles de estabilidade e tração e bancos dianteiros envolventes. O revestimento usava camurça sintética, bem apropriada à proposta, e a suspensão era toda recalibrada. Faltou a opção de teto solar elétrico, disponível em outros mercados. Continua

 

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Data de publicação: 22/1/11

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