Best Cars Web Site
Guia de Compra
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

As rodas de 15 pol com calotas e o interior mais simples distinguiam o Vectra Expression, lançado em 2007 com o mesmo motor do Elegance

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Com a adoção do motor de 2,0 litros no Elite, a versão de topo passou a se destacar apenas pelo acabamento, sem mais vantagem em potência

Clique para ampliar a imagem

Essa versão de topo também ganhou navegador por GPS de série, só que fixado com ventosa e não integrado ao painel. O motor 2,4 agora era opcional. Sem novidades expressivas, já se passavam quase três anos desde seu lançamento e a liderança da categoria havia sido perdida havia tempos. Em fevereiro de 2009 foi feita a única revisão estética do modelo até hoje. As mesmas três versões sofreram modificação na parte frontal, abrangendo para-choque, capô, faróis e grade; já na traseira não foi feita alteração. Por dentro o carro ganhou novos porta-objetos, outro grafismo nos instrumentos do painel e sistema de áudio mais completo, com entrada para Ipod no rádio e interface Bluetooth, opcional no Elegance e de série no Elite.

A maior novidade estava na mecânica. O motor de 2,4 litros foi abolido e todas as versões passaram a ser equipadas com uma versão revista do antigo 2,0-litros. Com modificações na central eletrônica, trem de válvulas e coletor de admissão (agora em material plástico), o motor estava mais potente e econômico. As suspensões foram recalibradas no Elite, visando a maior conforto, e o Expression passou a usar discos nos freios traseiros. Na linha 2011 todas as versões passaram a contar, de série, com bolsas infláveis frontais e ar-condicionado automático.

"Nunca me deixou na mão"   Com mecânica de concepção antiga, mas resistente e fácil de manter, o Vectra cativa seus proprietários pela robustez e confiabilidade, pela vasta rede de concessionárias e pelo compartilhamento extenso de componentes com outros veículos da marca, além do estilo que ainda agrada a muitos — é o que revela a seção Teste do Leitor do Best Cars.

Pedro Paulo Santos, do Rio de Janeiro, RJ, opina: "Manutenção fácil e razoavelmente barata, se comparada com os outros modelos. Desempenho muito bom, confortável. Aliás, o silêncio é espetacular, comparado aos importados. Você acha peças para ele em qualquer loja de peças". Ele possui um Vectra Elite 2,4 16V 2007. "Ele é confiável e nunca me deixou na mão. Sua manutenção é barata. Tem boa estabilidade, transmitindo confiança em curvas", avalia Alberto Poli Júnior, de Santana do Parnaíba, SP, e proprietário de um Expression 2008.

Nilson Barroso Júnior, de Barretos, SP, possui um Vectra Elite 2,0 2010 e elogia: "O carro tem bom espaço interno, porta-malas grande, muitos equipamentos de conforto e segurança, bom motor com manutenção barata e é bem bonito sem chamar muita atenção". O conforto, o espaço e o desempenho também são pontos fortes do Vectra. Maria Del Carmen Señaris Freitas, de São Paulo, SP, destaca: "É espaçoso, confortável, ótima dirigibilidade, silencioso e imponente". Continua

Custos de manutenção
_ Concessionária Mercado paralelo
Discos de freio (par) R$ 575 R$ 160
Pastilhas de freio dianteiras (jogo) R$ 295 R$ 155
Amortecedores (jogo de 4) R$ 740 R$ 740
Pneus (Goodyear Excellence, 205/55 R 16, cada) R$ 335
Para-lama dianteiro (cada) R$ 355 R$ 350
Para-choque dianteiro R$ 260 R$ 260
Farol (cada) R$ 690 R$ 595
Mão-de-obra (hora) R$ 140 -
Preços médios para Vectra Elegance 2,0 2007, obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em abril de 2011; não envolvem instalação e pintura quando cabível
Cotações de seguro
_ Custo médio Franquia média
Vectra Elegance 2,0 2007
Alto risco R$ 7.750 R$ 2.200
Médio risco R$ 2.550 R$ 2.035
Baixo risco R$ 1.630 R$ 1.900
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em abril de 2011; conheça os perfis

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados